Menu Fechar

Quais sao as caracteristicas geologicas dos limites das placas tectônicas?

Quais são as características geológicas dos limites das placas tectônicas?

Existem três limites de placas tectônicas, elas são classificadas pela forma como as placas se deslocam umas em relação às outras. Elas podem ser classificadas em Divergentes, Convergentes e Conservativos. Esse movimento acontece quando as placas se afastam uma das outras gerando uma nova crosta oceânica.

Quais as características das placas tectônicas?

As placas tectônicas diferenciam-se no tamanho e forma e estão em constante movimentação. Elas podem apresentar movimentos divergentes ou convergentes. A camada externa e sólida da Terra é formada por gigantescos blocos, denominados placas tectônicas ou placas litosféricas.

Quais são as características dos movimentos das placas tectônicas?

Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção.

LEIA TAMBÉM:   Por que o desenvolvimento industrial influencia na area da saude?

Quais são os tipos das placas tectônicas?

Conheça os três tipos de placas tectônicas existentes.

  • Placas divergentes. As placas divergentes determinam a zona de construção de crosta, o que ocorre quando elas estão se afastando uma da outra e criando crosta oceânica.
  • Placas convergentes.
  • Placas conservativas.

Quais são os limites das placas tectônicas da Terra?

Os limites das placas tectônicas da Terra são incomuns porque podem consistir em continentes e oceanos. Por exemplo, a placa principal norte-americana não contém apenas o continente da América do Norte, mas também o Oceano Atlântico. Esta placa estende-se por todo o pólo norte e até contém a Sibéria e a ilha do norte do Japão.

Quando ocorre o movimento entre a placa continental e a placa oceânica?

Quando ocorre esse movimento entre uma placa oceânica e uma placa continental, a primeira volta ao manto e a segunda fica enrugada, formando dobras. Isso ocorre, pois as rochas das placas oceânicas são mais espessas que as pedras das placas continentais.

Quais são os movimentos das placas tectônicas?

LEIA TAMBÉM:   Qual o significado do nome horta?

As placas tectônicas apresentam três principais movimentos: Convergentes: as placas chocam-se ou colidem entre si, isto é, uma contra a outra. São locais que proporcionam terremotos com grande magnitude, tsunamis e cadeias montanhosas ou terciárias (dobramentos modernos).

Qual a diferença entre duas placas continentais?

No choque de duas placas continentais, não há afundamento porque as densidades das duas placas são iguais, deste modo, as duas vão se dobrar. A placa Sul-Americana e a Placa de Nazca são exemplos desse caso, elas se chocaram dando origem a Cordilheira dos Andes, localizada na América do Sul.