Menu Fechar

O que pode dar falso negativo HIV?

O que pode dar falso negativo HIV?

O resultado falso negativo pode acontecer quando a pessoa fez o exame em até 30 dias após o comportamento de risco que pode ter sido relação sexual sem camisinha, compartilhamento de seringas e agulhas descartáveis ou perfuração com objeto de corte contaminado como facas ou tesouras, por exemplo.

O que pode alterar o resultado do teste de HIV?

Pacientes com história de múltiplas hemotransfusões; Vacinação recente contra H1N1; Aquisição passiva de anticorpos anti-HIV maternos; Gestação.

Quando o teste de HIV da Negativo?

Um teste não reagente (negativo) significa que o seu corpo não possui anticorpos contra o HIV no momento da testagem. Na ausência de comportamento de risco ou de exposição acidental no período de janela imunológica, não há necessidade de realização de um novo teste.

LEIA TAMBÉM:   Porque bebidas alcoolicas nao congelam?

Quais são os testes rápidos contra o HIV?

Os testes rápidos de HIV, realizados no sangue ou fluidos orais, são testes que detectam os anticorpos contra o HIV. Porém, como os anticorpos podem demorar semanas ou meses para estarem presentes no sangue, o teste ELISA e o Western Blot podem dar negativo ou indeterminado se forem feitos nesse período.

Por que é necessário repetir o exame de HIV?

Basicamente sempre que um resultado for positivo não há dúvidas que a pessoa possui HIV, enquanto que em caso de resultado negativo, pode ser preciso repetir o exame devido ao falso negativo. No entanto, um infectologista poderá indicar o que fazer em cada caso. Esta informação foi útil?

Quando é possível detectar a infecção pelo HIV?

Este exame já é capaz de detectar o HIV cerca de 5 dias após a infecção, sendo bastante útil em casos de infecção aguda pelo HIV. Se um teste de anticorpos de HIV der resultado negativo ou indeterminado e um teste de RNA der positivo, é bem provável que haja uma infecção aguda pelo HIV.

LEIA TAMBÉM:   Como era chamado o Instituto Penal Candido Mendes na Ilha Grande litoral do Estado do Rio de Janeiro?

Quais são os testes de quarta geração para o HIV?

Atualmente, existem os testes de quarta geração que detetam, por sua vez, a presença de anticorpos (anti-VIH-1 e anti-VIH-2), bem como do próprio vírus (antigénio p24 do VIH-1), o que reduz para 2-4 semanas o tempo entre a ocorrência da infeção e um primeiro teste reativo para HIV .