Menu Fechar

Quem votava na Antiguidade Classica?

Quem votava na Antiguidade Clássica?

Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.

Qual a diferença da cidadania grega para a cidadania de hoje em dia?

Ao que parece a liberdade no conceito antigo instigava o cidadão aparticipar das questões voltadas à ‘Polis’ ou ‘Urbs’ para atuar em prol do Estado, e seria um privilégio ser uma parte vital, ou seja, era uma posição de democracia ativa enquanto que na democracia moderna ela é defensiva.

Qual foi o regime político criado em Atenas?

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as formas pelas quais a arbitragem pode ser feita?

democracia
Por volta de 508 a. C. foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político – a democracia – que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos.

Quem era considerado cidadão na Antiguidade Clássica?

Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Como os governantes eram vistos na Antiguidade?

Política na Antiguidade Em linhas gerais, os sistemas de governo da Antiguidade baseavam-se em estruturas teocráticas, por meio das quais uma elite política abalizava seu poder através de argumentos de natureza religiosa.

O que é modelo moderno de cidadania?

Segundo o sociólogo britânico T.H.Marshall (1893-1981), a cidadania moderna é um conjunto de direitos e obrigações que compreendem três grupos de direitos. Os direitos civis característicos do século XVIII; os direitos políticos, consagrados no século XIX e os direitos sociais do século XX.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece se fraturar uma vertebra?

O que é cidadania na Grécia Antiga?

Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade. Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia Antiga, poucas pessoas tinham esse status.

Quem eram considerados cidadãos na democracia ateniense?

Eram considerados cidadãos, segundo a lei ateniense de Péricles, os homens que fossem filhos de pessoas detentoras do mesmo estatuto. Era também necessário que o pai reconhecesse o filho e que este fosse enquadrado na estrutura social vigente na cidade natal.

O que era considerado cidadão na Grécia Antiga?