Menu Fechar

Qual regiao do Brasil apresenta um numero maior de gravidez na adolescencia?

Qual região do Brasil apresenta um número maior de gravidez na adolescência?

Os Estados da região Norte possuem a maior porcentagem de adolescentes grávidas do país. Dos dez Estados que ocupam as primeiras posições no ranking da gravidez na adolescência, sete são da região amazônica e outros dois (Maranhão e Mato Grosso) fazem fronteira com a região.

Qual o índice de gravidez na adolescência?

Em 2000, segundo a pesquisa, as mães adolescentes foram responsáveis por 23,4\% do total de nascidos vivos no país. Já em 2019, esse índice passou para 14,7\%. Apesar da queda, o número ainda é preocupante. Dados do DataSUS/Sinasc apontam que a cada dia ocorrem cerca de 1.150 nascimentos de filhos de adolescentes.

Por que a gravidez na adolescência é um problema social?

A gravidez nessa fase subtrai da mãe a chance de passar cada fase da vida de maneira natural, tirando dela a oportunidade de amadurecer. Além disso, é uma espécie de círculo vicioso da miséria, pois nem sempre a adolescente tem condições financeiras para cuidar da criança.

LEIA TAMBÉM:   O que aconteceu com o Sorte Online?

Quais são os índices de gravidez na adolescência no Brasil e como prevenir?

A taxa de gestação na adolescência no Brasil é alta, com 400 mil casos/ano. Quanto à faixa etária, os dados revelam que em 2014 nasceram 28.244 filhos de meninas entre 10 e 14 anos e 534.364 crianças de mães com idade entre 15 e 19 anos. Esses dados são significativos e requerem medidas urgentes.

Quando começou a gravidez na adolescência?

No início do século, na Europa desenvolvida, as meninas menstruavam em média aos 17 anos. Hoje, a média é 12 anos e a idade vem baixando sistematicamente o que, de certa forma, pode favorecer o início precoce da atividade sexual. No entanto, se fizermos uma retrospectiva histórica, veremos que a gravidez na adolescência não é novidade.

Qual a taxa mundial de gravidez na adolescência?

Os dados colhidos mostram que a taxa mundial de gravidez na adolescência é estimada em 46 nascimentos para cada 1 mil meninas de 15 a 19 anos, enquanto a da América Latina e no Caribe é estimada em 65,5 nascimentos, superada apenas pela África Subsaariana. + Lázaro Ramos: “No Brasil, há mais de 5 milhões de pais que não registraram seus filhos.

LEIA TAMBÉM:   Como saber o tipo de papel de um livro?

Qual a tendência de gravidez entre adolescentes com menos de 15 anos?

A nossa sub-região é a única do mundo a apresentar tendência ascendente de gravidez entre adolescentes com menos de 15 anos, segundo o UNFPA. A estimativa é de que, a cada ano, 15\% de todas as gestações na região ocorram em adolescentes com menos de 20 anos e 2 milhões de crianças nasçam de mães com idade entre 15 e 19 anos.

Quais são as consequências da gravidez?

São pensamentos e alterações importantes para o período. Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos.