Como lidar com uma reclamação?
- Ouça (atentamente) o que seu cliente tem a dizer.
- Agradeça pela reclamação recebida.
- Apure os fatos apresentados.
- Reconheça a falha e peça desculpas.
- Busque (o mais breve possível) uma solução.
- Monitore a reclamação do cliente.
- Vá além das expectativas.
Como agradecer um cliente insatisfeito?
10. 3 mensagens de agradecimento ao cliente
- Muito obrigado(a) por seu contato. O seu feedback irá nos ajudar muito a aprimorar nossos produtos (ou serviços).
- A sua opinião é muito importante para a [nome da empresa]. Por favor, entre em contato sempre que precisar.
- Você é um cliente especial!
Como responder uma reclamação no Procon?
O fornecedor tem o prazo de até 10 dias para responder a CIP. Assim que a resposta é recebida, o PROCON Paulistano encaminha e-mail para o consumidor avisando que a resposta à carta está disponível e encaminha link com formulário para que o consumidor faça a avaliação sobre a resposta dada pelo fornecedor.
Qual o prazo para a reclamação?
Se a tentativa de conversa gerar ainda maior indignação, não insista. Após o registo da ocorrência, lembre-se que terá de enviar a folha de reclamação no prazo máximo de 15 dias úteis para a entidade reguladora.
Como aprender a responder reclamações negativas?
Chega de tratar as reclamações de clientes como num jogo da batata quente, onde o seu problema passa de mão em mão até explodir no colo de alguém. Aprender a responder reclamações negativas não se trata apenas de técnicas ou hacks milagrosos, mas também de tratar um ser humano como ser humano.
Como reabrir a reclamação?
Quando a prestadora responde sua reclamação, você tem duas opções: 1) reabrir a reclamação, caso entenda que seu problema não foi resolvido (é possível fazer apenas uma reabertura); ou 2) avaliar o tratamento, dizendo se o seu problema foi resolvido e dando uma nota de satisfação para o tratamento.
Como responder a reclamações na sua loja online?
Aproveite também para responder a “Perguntas Frequentes” no seu site ou loja online, para esclarecimento do seu cliente. Ter um canal próprio de reclamações que funcione em várias frentes – na loja física (caso exista), no canal e-commerce, via telefone ou nas redes sociais contribui para: