Menu Fechar

Qual a funcao de um decantador em uma ETA?

Qual a função de um decantador em uma ETA?

Decantador é o equipamento aplicado na remoção de partículas sólidas ou Iodos em suspensão presentes na água e nos efluentes sanitários e industriais por meio de forças gravitacionais. Em uma ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA), a decantação é uma das fases do processo de tratamento da água.

Em que consiste a decantação com relação ao tratamento de água?

Decantação – Neste processo, a água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior. Filtração – Logo depois, a água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito. Eles são responsáveis por reter a sujeira que restou da fase de decantação.

Qual é a função da decantação no tratamento de água?

LEIA TAMBÉM:   Como funciona o financeiro de uma concessionaria?

Quais as principais diferenças entre os decantadores convencionais e laminares?

A principal vantagem dos decantadores lamelares é a possibilidade da aplicação de maiores taxas de escoamento superficial, tendo como principal consequência a redução do tamanho desses decantadores, quando comparados a decantadores convencionais.

Qual o princípio da decantação?

Basicamente, o princípio da decantação é quando uma mistura heterogênea entra em estado de repouso, o elemento mais denso se deposita no fundo do pote/recipiente devido à ação da gravidade.

Quais são as etapas de decantação?

Nas ETAs, a decantação é uma das oito etapas de tratamento da água. Ocorre após a fase de floculação (processo no qual as partículas sólidas se aglutinam em flocos de microestrutura porosa) e anteriormente à fase de filtração, quando a água é submetida a elementos filtrantes diversos como quartzo, areia, carvão ativado e outros materiais.

Por que a decantação está presente na vida?

A decantação está presente numa série de ações cotidianas, por exemplo, ligadas ao lazer, bem-estar, gastronomia e à medicina.