Menu Fechar

O que sao rendas e bilros?

O que são rendas e bilros?

Os bilros são objetos de madeira nos quais as linhas são enroladas, para a execução dos traçados. A renda de bilros, historicamente, é produzida em diversas regiões do mundo. Acredita-se que primeiros pontos de bilros foram iniciados na Europa, no final do século XV em países como Itália, França, Inglaterra.

Por que as rendas são consideradas tradicionais?

O trabalho é meticuloso e o resultado são rendas que ganham fama entre os turistas, principalmente os internacionais. Os nomes das rendas estão relacionados com os instrumentos utilizados para sua confecção, são eles que dão ao tecido um ou outro desenho.

Qual a importância de se manter a tradição das rendeiras?

A renda de bilro é recurso nos seus diversos sentidos, pois além de proporcionar um ganho extra para as rendeiras, é resultado de uma atividade tradicional, e é ainda um recurso cultural e identitário. A renda se constitui em um significante dos sentidos que orientam práticas coletivas importantes no município.

LEIA TAMBÉM:   Qual o valor da Cabo Telecom?

Onde surgiu rendas de bilros?

A nível nacional, as rendas de bilros e as suas rendilheiras apresentam uma história que remonta ao século XVII, nas freguesias de Vila do Conde, Azurara e Árvore, com uma predominância clara na primeira, onde a sua existência se comprova desde o início do mesmo século.

Como chegou até nós a tradição das rendas nordestinas?

A renda chegou ao Brasil no século XVIII, através das famílias portuguesas colonizadoras, um oficio praticado pelas moças de fino trato foi resignificado pelo povo brasileiro.

O que é uma rendeira?

mulher rendeira faz parte do imaginário popular brasileiro, e é, desde muito trasmissora de um conhecimento que tem grande importância social. São mulheres que tecem no seu dia a dia com finos fios, a força de uma tradição que de tramar as linhas assim como tramam suas vidas.

Onde a renda surgiu?

O rendeiro prende o padrão de desenho com alfinetes em uma almofada, depois torce e cruza os fios em volta dos alfinetes para formar a renda. Antes do século XIX, a confecção da renda era uma arte popular na Europa, especialmente na Itália, na França e na região chamada Flandres (que atualmente faz parte da Bélgica).

LEIA TAMBÉM:   O que comer na Dieta do Dr Atkins?