Menu Fechar

Como era a vida das criancas e adolescentes antes do ECA?

Como era a vida das crianças e adolescentes antes do ECA?

Antes do ECA, as crianças e adolescentes não eram vistos como sujeitos! Isso porque, sem o Estatuto, as crianças e adolescentes não eram vistos como pessoas, nem culturalmente nem pelo próprio ordenamento jurídico, ou seja, pelas leis. Entretanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente também gerou certas polêmicas.

Como era a infância?

Na idade média a criança era vista como um adulto em miniatura, trabalhavam nos mesmos locais, usavam as mesmas roupas. Por essa visão, foi um período onde a infância era caracterizada pela inexperiência, dependência e incapacidade pois não tinha as mesmas compreensões que um adulto.

Como a vida de crianças e adolescentes foi transformada?

Nos últimos 30 anos, a vida de crianças e adolescentes foi transformada… …mas milhões ainda são deixados para trás e a infância está mudando rapidamente. Nem toda criança consegue desfrutar de uma infância plena. Nem todo adolescente consegue viver plenamente sua adolescência. Ainda hoje, muitas infâncias e adolescências são interrompidas.

LEIA TAMBÉM:   Qual a lotacao tributaria de uma empresa do Simples Nacional?

Quais são os motivos da mudança do ensino fundamental de nove anos de idade?

No documento Ensino Fundamental de Nove Anos. Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade, o MEC aponta os motivos da decisão. Considerando que grande parte das crianças de alta e média renda já está inserida no sistema educacional nessa idade, a lei abre a mesma oportunidade para as de baixa renda.

Qual a idade mínima para o uso de bebê conforto?

A lei, aprovada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), estabeleceu o uso de bebê conforto até 1 ano de idade. Entre 1 e 4, entram em uso cadeirinhas, enquanto assentos de elevação devem ser providenciados até os 7 anos e meio. Apesar da polêmica inicial, a segurança aumentou.

Quando o Brasil ratificou a Convenção sobre os direitos da criança?

O Brasil ratificou a Convenção sobre os Direitos da Criança em 24 de setembro de 1990. Nos últimos 30 anos, a vida de crianças e adolescentes foi transformada… …mas milhões ainda são deixados para trás e a infância está mudando rapidamente. Nem toda criança consegue desfrutar de uma infância plena.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os regionalizacao?