Menu Fechar

Que nome se da a tendencia de observar o mundo da expectativa particular do povo ou cultura a qual se pertence?

Que nome se dá a tendência de observar o mundo da expectativa particular do povo ou cultura à qual se pertence?

O etnocentrismo é a tendência a observar o mundo desde a perspectiva particular do povo e cultura a que se pertence.

Onde o etnocentrismo está presente?

O etnocentrismo está na raiz dos conflitos étnicos, xenofobia, racismo e preconceito. O nazismo é um dos episódios na história onde o etnocentrismo foi mais evidente como motor da violência perpetrada por uma nação. A colonização europeia é outro desses episódios.

Quais são as consequências do etnocentrismo para a convivência social exemplifique?

Obviamente, o etnocentrismo tem consequências desastrosas que afetam em todos os níveis os direitos humanos, como a xenofobia, a homofobia, o racismo, a discriminação, a segregação, o desrespeito, a “morte à diferença”, o chauvinismo, entre outros.

LEIA TAMBÉM:   Onde aplicar vacina em cabra?

Por que as diferenças entre culturas passaram a ser interpretadas?

Desse modo, as diferenças entre culturas não eram mais interpretadas por um suposto grau de avanço rumo ao progresso. As culturas passaram a ser compreendidas como algo único e os costumes e regras sociais de um determinado povo deveriam ser interpretados de acordo com as funções que desempenhavam em cada sociedade.

Como a cultura pode ser expressa?

Segundo Luz (2003), a cultura pode ser expressa através do código de ética, declaração da visão, missão e dos valores da organização, dos seus slogans, e finalmente, através do comportamento da empresa e do comportamento dos seus colaboradores, salientamos aqui a influência do meio sócio-cultural ao qual a organização está inserida.

Qual a postura do etnocentrismo?

Desde então, o etnocentrismo é conhecido como uma tendência humana em não considerar válido ou significante qualquer traço cultural que seja diferente do seu. A postura de estranhamento em relação a diferenças culturais destacada no texto reflete exatamente isto.

Qual é o estilo da cultura?

Cada cultura é dotada de um “estilo” particular que se exprime através da língua, das crenças, dos costumes, também da arte, mas não apenas desta maneira. Este estilo, este “espírito” próprio a cada cultura influi sobre o comportamento dos indivíduos.” In: COUCHE, Denys. A noção de cultura em Ciências Sociais.

LEIA TAMBÉM:   Como ir pra Ilha dos Cocos Paraty?