Menu Fechar

Qual e a funcao da psicologia da aprendizagem?

Qual é a função da psicologia da aprendizagem?

A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. A interação entre adultos e crianças, e entre crianças, portanto, é fundamental na aprendizagem.

O que estuda a psicologia da educação e da aprendizagem?

A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Qual a concepção de ensino e aprendizagem?

Nesta perspectiva, a relação de ensino-aprendizagem promove o diálogo entre o conteúdo curricular e os conteúdos únicos, compostos pelas vivências, histórias e individualidade de cada um que circula pelos territórios educativos, sejam estes dentro ou fora da escola. …

LEIA TAMBÉM:   Qual era o papel da cerveja no Egito antigo?

Qual o papel do professor na psicologia da aprendizagem?

Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito. Para ser mediador, o professor precisa conhecer os fundamentos da aprendizagem. E em relação à avaliação.

Quais os principais teóricos que fundamentam os estudos sobre a Psicologia da Educação e da aprendizagem?

Teóricos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Frantz Fanon, Burrhus Frederic Skinner, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria, são tidos como precursores dos estudos em Psicologia da Educação.

O que é concepção de ensino?

– O ensino é a transmissão de informações; – Valoriza-se o trabalho individual a atenção, concentração, o esforço e a disciplina, como garantias para a apreensão do conhecimento; – Leva o aluno a apresentar respostas certas, obter notas altas, repetir o que o professor ensina. …