Menu Fechar

Qual a origem da expressao calcanhar de Aquiles?

Qual a origem da expressão calcanhar de Aquiles?

A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.

Qual o nome do calcanhar de Aquiles?

tendão calcâneo
O tendão calcâneo, popularmente conhecido como tendão de Aquiles, é o maior e mais forte tendão do corpo. Ele conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar e tem papel importante não apenas na marcha, no salto e corrida como também na nossa postura. .

Quando o termo calcanhar de Aquiles começou a ser usado?

Como uma expressão significando “área de fraqueza, ponto vulnerável”, o uso de “calcanhar de aquiles” é recente, datando apenas de 1840, com um uso implícito na citação de Samuel Taylor Coleridge: “Ireland, that vulnerable heel of the British Achilles!” de 1810 (Oxford English Dictionary).

LEIA TAMBÉM:   Qual a corrente de um cabo de 6mm?

Onde é o calcanhar de Aquiles?

Significado de Calcanhar de Aquiles Ponto frágil de alguma coisa que a deixa suscetível a danos. [Medicina] Designação atribuída ao tendão calcâneo, o mais resistente do corpo humano, situado na região traseira do tornozelo; Tendão de Aquiles. Etimologia (origem de calcanhar de Aquiles).

Quem cortou o Tendao de Aquiles?

Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu. Na obra “Ilíada” do poeta grego Homero, ele narra a Guerra de Troia onde uma das figuras principais é o guerreiro Aquiles.

Como o guerreiro Aquiles morreu?

Aquiles foi o herói grego que mais se distinguiu na guerra de Tróia, celebrado nos versos de Homero. Conta a lenda que o único ponto vulnerável no seu corpo era o calcanhar e que morreu vítima de uma flecha envenenada que lhe atingiu exatamente o calcanhar.