Menu Fechar

Quais tipos de inteligencias sao priorizadas pelas escolas?

Quais tipos de inteligências são priorizadas pelas escolas?

Conheça os tipos de inteligências múltiplas e como trabalhar com os alunos

  • Corporal. Também chamada de inteligência cinestésica, essa é a capacidade que as pessoas têm de controlar e conhecer o próprio corpo, dispondo de uma coordenação motora invejável.
  • Espacial.
  • Interpessoal.
  • Intrapessoal.
  • Lógica.
  • Musical.
  • Verbal.

Como a teoria das inteligências múltiplas pode ser aplicada na educação?

Cada uma descreve as diferentes maneiras pelas quais os alunos aprendem e lidam com o conhecimento. Essas inteligências múltiplas vão desde o uso de palavras, números, imagens e música até a importância das interações sociais, introspecção, movimento físico e estar em sintonia com a natureza.

Como aplicar a teoria das inteligências múltiplas?

Muitas escolas, inclusive no Brasil, se esforçaram para mudar seus procedimentos em função das descobertas de Howard Gardner. A maneira mais difundida de aplicar a teoria das inteligências múltiplas é tentar estimular todas as habilidades potenciais dos alunos quando se está ensinando um mesmo conteúdo.

Qual a principal característica deste tipo de inteligência?

Conhecer a si mesmo é a principal característica deste tipo de inteligência. Quem consegue identificar bem as suas qualidades, defeitos, vontades e, acima de tudo, sabe utilizar este conhecimento para direcionar sua própria vida. É considerado o tipo mais raro entre os modelos da teoria de Gardner.

LEIA TAMBÉM:   Quem pode comungar na Igreja Catolica?

Qual é o último tipo de inteligência?

Foi o último tipo de inteligência a ser incluído na Teoria das Inteligências Múltiplas e é predominante em biólogos e agrônomos, mas também em chefs de cozinha. A habilidade de refletir sobre a existência humana e as questões fundamentais sobre o propósito do ser humano na Terra.

Qual a inteligência interpessoal?

Inteligência interpessoal A inteligência interpessoal é aptidão para compreender e interagir com outras pessoas de forma efetiva. A inteligência interpessoal envolve a atenção e sensibilidade para notar o humor, sentimentos e temperamento de outras pessoas, bem como a facilidade em entender os outros.

Por que a educação acadêmica ignora esses tipos de inteligência?

Isso porque a educação acadêmica ignora certos tipos de habilidade em detrimento de outros. Se você não é bom em matemática ou línguas, você pode ainda ser talentoso em outras áreas, mesmo que não saiba que é um tipo de inteligência também. Em 1983, o psicólogo do desenvolvimento americano Howard Gardner descreveu nove tipos de inteligência: