Menu Fechar

Quais os principais autores do desenvolvimento cognitivo?

Quais os principais autores do desenvolvimento cognitivo?

De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam Piaget, Wallon e Vigotsky, é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento.

Quais são os estágios do desenvolvimento cognitivo?

Os estágios do desenvolvimento cognitivo

  • Estágio sensório motor (0-2 anos)
  • Pré-operatório (2-7 anos)
  • Operatório concreto (7-11 anos)
  • Operatório formal (12 anos em diante)

Quais são as teorias cognitivistas?

Na óptica das teorias cognitivistas devem ser apresentadas situações problema para que os formandos possam resolver por si mesmos. A aprendizagem é um processo activo, de associação e de construção. Apesar do formando ter um papel mais activo do que na perspectiva comportamentalista, o controlo do processo de aprendizagem pertence ainda ao tutor.

Por que o tutor é influenciado pelo cognitivismo?

No ensino tutorial influenciado pelo cognitivismo, o tutor deve fornecer informação, factos e pistas que possam ajudar o formando a compreender, organizar e reter os conhecimentos de forma significativa, procurando adequar a FCT ao nível de desenvolvimento do formando, ajudando-o a relacionar novos conhecimentos com os que o formando já possui.

LEIA TAMBÉM:   Pode dar roma para bebe?

Quais são os pressupostos da terapia cognitiva comportamental?

Novos pressupostos teóricos da Terapia Cognitiva Comportamental têm surgido no meio científico. Apesar de a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) ter uma ênfase nos transtornos mentais, nos últimos, está expandindo seu campo de atuação por meio de várias pesquisas.

Qual a capacidade de aprender novos conceitos?

A capacidade de aprender novos conceitos depende do conhecimento prévio e das estruturas cognitivas já existentes no indivíduo e as novas informações que o indivíduo recebe são relacionadas umas com as outras e provocam alterações cognitivas na estrutura já existente.