Menu Fechar

Quais nacões conseguiram independencia de suas antigas metropoles imperialistas durante o periodo da Guerra Fria?

Quais nações conseguiram independência de suas antigas metrópoles imperialistas durante o período da Guerra Fria?

A Malásia e Cingapura conseguiram se libertar da colonização inglesa entre os anos de 1957 e 1965. As colônias onde hoje se encontra o Oriente Médio se submeteram aos domínios europeus por muito tempo. Países como Líbano e Síria tiveram suas independências oficializadas em 1943 e 1946, respectivamente.

O que foi a partilha afro-asiática?

A Partilha Afro-asiática foi um processo desigual, tendo a Inglaterra formado um verdadeiro Império Colonial, ao passo que, Alemanha e Itália (que se unificaram tardiamente) ficaram com um número menor de territórios, fato que é considerado uma das causas para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Qual o interesse dos europeus na Ásia?

Diante do interesse dos europeus nessa região da Ásia, houve muitos conflitos para determinar a posse e exploração. Com condições climáticas (quente e chuvoso) viáveis ao plantio de culturas tropicais, os europeus implantaram as plantations (monocultura de exportação).

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os valores da Mercedes-Benz?

Qual a sua independência na Ásia?

A Tailândia foi a única região a manter sua independência na Ásia, mesmo sofrendo fortes ameaças dos franceses e dos ingleses. Mais de metade da Ásia pertencia a outra nação. Vieram ainda as investidas dos Estados Unidos e da Alemanha no continente asiático.

Como os portugueses chegaram ao continente asiático?

Os portugueses tinham suas possessões e explorações em localidades como Goa, Macau e Nagazaki. Naquele momento da história da humanidade, os países da Europa tinham especial atração pelo continente asiático por conta dos lucros que o comércio de especiarias oferecia.

Por que os asiáticos não tinham contato com os europeus?

Até o século XIX os asiáticos quase não mantinham contato com os povos europeus, salvo os viajantes comerciantes. A distinção em relação ao processo de exploração no interior do continente se dava diante da ocupação do Sudeste Asiático e do Oriente Médio.