Menu Fechar

Quais foram os motivos que provocaram as revoltas dos camponeses?

Quais foram os motivos que provocaram as revoltas dos camponeses?

As revoltas camponesas no século XIV foram reprimidas violentamente pelos senhores feudais. Com a situação social alarmada, os senhores feudais passaram a aumentar as taxas de impostos para os camponeses, situação esta que levou a diversas revoltas camponesas e ataques aos senhores feudais.

Como era a vida das pessoas nas cidades medievais?

As condições de vida da população na Idade Média eram muito duras. A expectativa de vida era pequena, a mortalidade era bastante elevada e aqueles que ultrapassavam os quarenta anos de idade eram considerados velhos. As guerras proliferavam, as doenças eram costumeiras e não existiam remédios eficazes para combatê-las.

Quais são as igrejas medievais?

No entanto, há muitas igrejas medievais ao redor. A forma como eles foram construídos e duraram séculos, é uma indicação de quão bem eles foram construídos e que o dinheiro da Igreja teve de investir nestes edifício. A Igreja exerceu o monopólio da ideologia, pois controlava o ensino e tinha o domínio sobre as obras escritas (iluminuras).

LEIA TAMBÉM:   O que eram os Kaiser?

Qual a autoridade da igreja medieval?

A Igreja medieval exerceu seu domínio tanto sobre assuntos religiosos como sobre assuntos mundanos, lançando mão de vários instrumentos de coerção para impor sua autoridade. Aqueles que não obedecessem os ditames da Igreja eram submetidos à excomunhão.

Qual foi o instrumento mais violento utilizado pela igreja medieval?

O mais violento instrumento de força utilizado pela Igreja medieval foi a Inquisição, criada em 1183, para combater as heresias que proliferavam pela Europa. A pena de morte para bruxas e hereges foi estabelecida pelo Papa Inocêncio III (1198-1216).

Como a Igreja interferia na vida cotidiana das pessoas?

A Igreja também interferia na vida cotidiana das pessoas comuns através do monopólio civil: nascimento (batismo), casamento e óbito (extrema unção). Fonte: www.historylearningsite.co.uk/ricafonte.com