Menu Fechar

Quais as caracteristicas da psicologia de Gestalt?

Quais as características da psicologia de Gestalt?

Segundo a Gestalt, existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objetos e formas: a tendência à estruturação, a segregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva. Outros conceitos dessa teoria são super-soma e transponibilidade.

Qual o lema da Gestalt?

um todo
A gestalt preocupa-se com o homem visto como um todo, e não como a soma das suas partes (o lema da Gestalt é justamente este: O todo é mais que a soma das suas partes). No ano de 1951, Frederic S. Pearls cria a teoria Gestalt-terapia, trazendo consigo a teoria de campo de grupos de Kurt Lewin.

Qual a psicologia da Gestalt?

psicologia da Gestalt entende a aprendizagem como uma decorrência da forma como as partes estão organizadas no todo. As teorias associacionistas entendem que a aprendizagem ocorre através da associação de elementos que anteriormente estavam isolados e assim, por um processo aditivo, passa-se de um conhecimento simples a um complexo.

Como funciona a Gestalt-Terapia?

A Gestalt-Terapia, também conhecida como terapia do contato, tem como finalidade conhecer e trabalhar a consciência da pessoa, e com o todo que essa pessoa traz. O mentor desta abordagem compete a Fritz Perls, este se dedicou a colocar na prática toda a filosofia titulada por Wolfgang Köhler (pai da Gestalt).

LEIA TAMBÉM:   O que e um erro logico?

Qual a origem da Gestalt-Terapia?

Dessa forma percebe-se que a Gestalt-Terapia, tem raízes na teoria holística e na fenomenologia. A primeira das teorias defende as mudanças do indivíduo, ou seja, a evolução procedente do contato, pois somente assim a pessoa se mantém viva.

Como trabalhar com a Gestalt?

A Gestalt trabalha na conscientização do que está acontecendo para facilitar que o próprio sujeito consiga alterar o que o incomoda, a partir de três conceitos principais: aqui e agora; consciência; e responsabilidade. A terapia Gestalt é utilizada para o trabalho com crianças, adolescentes, casais, famílias, grupos ou individualmente.