Menu Fechar

Por que nao pode faltar agua?

Por que não pode faltar água?

A água não serve apenas para beber. Ela é necessária também como destino final de bilhões de litros de resíduos que a humanidade produz todo dia. Para essa finalidade, a escassez é ainda pior. Há hoje 2,4 bilhões de pessoas, ou 40\% da população, sem condições adequadas de saneamento básico.

Por que o acesso a água não pode e não deve ser transformado numa mercadoria?

A água não é um bem econômico como qualquer outro. Ela está tão ligada à vida que deve ser entendida como vida. E vida não deve ser transformada em mercadoria. A água está ligada a outras dimensões culturais, simbólicas e espirituais do ser humano que a tornam preciosa e carregada de valores que, em si não têm preço.

Será que vai faltar água?

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a previsão é de que a falta de água afetará cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até o ano de 2050. Agora você deve estar se perguntando: mas a água não é um recurso renovável? Sim, ela é, porém, é finito.

LEIA TAMBÉM:   Como saber qual perfume usar?

Como a água foi transformada em mercadoria?

Em 1863, Granier fundou a Société de l’Etablissement Thermal des Eaux Minérale de Vergezé, e foi aí que a água passou a ser vendida. Em 1869, com a chegada de um novo sócio, o Dr. Louis Perrier, a água passou a ser oferecida como tendo propriedades medicinais. Começa assim a saga das águas engarrafadas para a venda.

Qual é a água potável?

Água Potável. A Água Potável é toda água própria para o consumo. A água é um líquido incolor, inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial para a sobrevivência humana. Deve ter certa quantidade de sais minerais dissolvido, que são importantes para a saúde.

Será que a demanda global da água potável vai sofrer um aumento?

A demanda global da água potável vai sofrer um aumento na ordem dos 20 a 30\% até 2050 e que, caso a degradação do ambiente e as pressões insustentáveis ​​sobre os recursos hídricos globais continuem, em 2050, 45\% do PIB mundial e 40\% da produção mundial de cereais estarão em risco.

LEIA TAMBÉM:   Para que serve o redutor de pressao no chuveiro?

Quais os grupos mais afetados pela escassez de água potável?

Nos grupos mais afetados pela escassez de água potável e saneamento adequados estão os grupos mais pobres ou que sofrem discriminação social tais como as minorias étnicas, as mulheres, crianças, refugiados, povos indígenas, pessoas com deficiências e outras minorias.

Qual a importância da água para a saúde?

A água é um líquido incolor, inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e insossa (sem sal), essencial para a sobrevivência humana. Deve ter certa quantidade de sais minerais dissolvido, que são importantes para a saúde. Além disso, ela deve estar livre de materiais tóxicos e micro-organismos, como bactérias, protozoários etc.