Menu Fechar

Onde acontece o ciclo da agua?

Onde acontece o ciclo da água?

Primeiro, a água em estado líquido, presente nos oceanos e nos rios, evapora. Essa água em estado gasoso volta a se tornar líquida, formando nuvens de chuva. Com as chuvas, a água retorna ao ciclo, seja caindo sobre lagos, rios e oceanos, seja caindo sobre os continentes.

Como é conhecido o ciclo da água?

O ciclo da água, também comumente conhecido como ciclo hidrológico, descreve a existência e o movimento contínuo da água sobre, dentro e acima da Terra. A água da Terra está sempre em movimento e sempre mudando de estado, de liquido para vapor, depois para gelo e novamente de volta para seu estado inicial.

Qual é o ciclo da água?

O ciclo da água , também conhecido como ciclo hidrológico , é o processo pelo qual a água se move de um lugar para outro acima, sobre e abaixo da superfície da Terra. Este é o processo pelo qual a água se move ao redor da Terra para diferentes lugares.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os remedios processuais?

Como a água estava armazenada na natureza?

Desde a Antiguidade, e durante muitos séculos, uma das ideias predominantes era de que a água estaria armazenada em gigantescos reservatórios (cavernas) e fluiria de forma constante para os rios e os lagos. Foi somente com o entendimento das mudanças de estado físico da água que surgiu a ideia de que ela apresentava um ciclo na natureza.

Como ocorre o ciclo hidrológico?

Para que o ciclo hidrológico ocorra uma série de etapas acontecem com o auxílio do calor do sol, principal fonte de energia, e da força da gravidade. A primeira etapa do ciclo da água é a evaporação.

Como ocorre a condensação da água?

O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e se condensa na forma de gotículas, que formarão as nuvens ou nevoeiros. Neste momento, ocorre o processo de Condensação, ou seja, a transformação do estado gasoso da água para seu estado líquido, sendo as nuvens, as gotículas de água líquida suspensas no ar.