Menu Fechar

O que voce pode explicar sobre a civilizacao chinesa?

O que você pode explicar sobre a civilização chinesa?

A civilização chinesa é uma das mais antigas conhecidas, quase tão antiga quanto as que existiram no Egito e na Mesopotâmia. O Império chinês já existia muitos séculos antes de Roma se tornar uma das maiores potências do mundo antigo e continuou existindo séculos após a queda do Império romano.

O que é uma dinastia chinesa?

Até o ano de 1912 a China foi governada por imperadores pertencentes a diversas dinastias (famílias reais). Na lista abaixo podemos conferir estas famílias que governaram grande parte da História da China Antiga até o começo do século XX.

Quais são as classes sociais?

Esse critério leva em conta a renda familiar, os bens e o grau de escolaridade. Já a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide as classes sociais em 5 categorias básicas, segundo a renda familiar mensal: Classe A (acima de 20 salários mínimos), Classe B (de 10 a 20 salários mínimos),

Qual a relação entre os grupos sociais?

Para Durkheim, os grupos sociais adquirem status, honraria ou prestígio em razão das posições profissionais ou funcionais que são mais valorizadas na sociedade e mais bem integradas. A vinculação entre os indivíduos se dá por meio da complementaridade das posições que ocupam na divisão do trabalho.

LEIA TAMBÉM:   Quais dispositivos de protecao sao obrigatorios numa instalacao residencial de fornecimento monofasico em baixa tensao segundo a NBR 5410?

Como a sociedade é dividida em classes?

Em síntese, para Weber, as sociedades são divididas em estratos, e a posição das classes é condicionada pela renda, poder e status. O status é um fenômeno típico da estratificação social, segundo o qual ocupar determinada posição na estrutura da sociedade implica tratamento de honra, privilégios.

Quem desenvolveu o conceito de classe social?

Para Max Weber, o conceito de classe social envolve renda, poder e status. Um grande sociólogo que desenvolveu seu conceito de classes na linha teórica de Weber foi Pierre Bourdieu (1930-2002), para quem os grupos de classe são definidos não só pela posição que ocupam no processo produtivo, mas pelo acesso que têm a bens materiais e culturais.