Menu Fechar

Como eram as mulheres de Atenas?

Como eram as mulheres de Atenas?

Mulheres de Atenas. Além de ser marcado pela escravidão, o regime democrático de Atenas também excluía as mulheres. Assim como os escravos e os estrangeiros, elas não tinham cidadania. não podiam participar da Assembleia nem exercer cargos administrativos. geralmente, não podiam comparecer aos tribunais sem um representante masculino.

Como as mulheres de Atenas passavam a vida sob o controle dos homens?

Essas mulheres de Atenas passavam a vida sob o controle dos homens. Quando solteiras, ficavam sob a guarda do pai, depois do marido, se viúvas, sob a tutela do filho mais velho.

Qual a diferença entre Atenas e a sociedade espartana?

E essas diferenças não se restringem apenas na forma de governo, mas também nas transações comerciais, e nas hierarquias sociais. Por falarmos que que Atenas era o centro intelectual da antiguidade, valorizando o saber, automaticamente tomamos como verdade absoluta que os atenienses eram mais “desenvolvidos” que a sociedade espartana.

LEIA TAMBÉM:   Porque minha restituicao ainda esta em processamento?

Qual era o tribunal mais antigo de Atenas?

O Areópago era o tribunal mais antigo de Atenas, herança de tempos anteriores à democracia, ganhou esse nome por causa do rochedo dedicado ao Deus Ares, localizado entre a Acrópole e a Pnyx, onde os areopagitas encontravam-se e realizavam as reuniões que auxiliavam, na época Arcaica, o rei de Atenas.

https://www.youtube.com/watch?v=sOKonEhXW40

Qual o papel das mulheres atenienses na sociedade?

Com certeza as mulheres atenienses, tinham um papel importante na sociedade, pois era pela linha feminina que se determinava a cidadania (os nascidos de mães atenienses eram considerados cidadãos). A sociedade espartana era militarista. Os espartanos eram os mais disciplinados guerreiros gregos.

Quem era a mulher na Grécia Antiga?

Mulheres na Grécia antiga. A democracia ateniense era privilégio dos cidadãos, ou seja, cerca de 50 mil homens. Às mulheres, mesmo atenienses, era vedada qualquer participação política. O papel da mulher na sociedade ateniense tem sido objeto de debates entre os estudiosos da Antiguidade Clássica.