Menu Fechar

Como e possivel praticar a cidadania no meu bairro?

Como é possível praticar a cidadania no meu bairro?

Você pode entrar nas redes sociais da Prefeitura, da Câmara e dos vereadores e fazer comentários, pedir explicações e conseguir unir forças em prol de algum projeto comunitário. Mobilizar a comunidade de um bairro para conseguir melhorias no asfalto, por exemplo, ou a poda de uma árvore que está em risco de desabar.

O que é cidadania plano de aula?

Exercer a cidadania implica em assumir a função de agente social, que colabora para as mudanças almejadas na sociedade. Dentro disso, as aulas aqui propostas pretendem provocar nos alunos questionamentos e reflexões sobre a importância de se tornarem cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor.

O que é cidadania na constituição Federal?

A cidadania, na Constituição brasileira, tem um sentido amplo, equivalente a todos os direitos e obrigações decorrentes da nacionalidade, bem como um sentido estrito referente à participação no governo. No sentido amplo é preciso, pois, examinar sua expansão no campo econômico e social.

LEIA TAMBÉM:   Como tratar fissura no pe?

Qual a cidadania na Escola?

A escola é um dos mais importantes espaços para a aprendizagem e o desenvolvimento de uma criança. E, por ser responsável por parte da construção de identidade do aluno, ela, consequentemente, é formadora de indivíduos sociais. Por isso, ações para estimular a cidadania na escola começam desde cedo.

Qual a formação dos alunos para a cidadania?

Hoje em dia presenciamos muito a discussão sobre a formação dos alunos voltada para a cidadania, com um discurso que vai muito além das práticas da sala de aula. A formação de um sujeito, enquanto cidadão, deve ultrapassar as expectativas do professor, levar o sujeito a alavancar nas atitudes do cotidiano em prol dos interesses sociais.

Como a educação para a cidadania pode ser desenvolvida?

Deste modo, a educação para a cidadania pode ser desenvolvida em função das necessidades e problemas específicos da comunidade educativa, em articulação e em resposta a objetivos definidos em cada projeto educativo de agrupamento de escola ou escola não agrupada.

Qual a importância do ensino e prática da cidadania?

Assim sendo, o ensino e a prática da cidadania são importantes para que as escolas ajudem na construção de uma sociedade melhor, buscando sempre trabalhar esse conceito com os seus alunos durante as aulas e atividades. É preciso que os jovens saiam das escolas conscientes de seus deveres como cidadãos da sociedade na qual estão inseridos.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o melhor time da Polônia?