Menu Fechar

Quem revolucionou a 1 reforma psiquiatrica?

Quem revolucionou a 1 reforma psiquiátrica?

Franco Basaglia
A Reforma Psiquiátrica no Brasil teve como primeira fonte inspiradora as ideias e práticas do psiquiatra Franco Basaglia, que revolucionou, a partir da década de 1960, as abordagens e terapias no tratamento de pessoas com transtornos mentais nas cidades italianas de Trieste e Gorizia.

Como eram os tratamentos psiquiátricos antigamente?

Os tratamentos utilizados nos manicômios do século XIX incluíam o coma induzido e a lobotomia, por exemplo. Foi somente na primeira metade do século XXque essa situação começou a mudar, com o advento da psicofarmacologia.

Qual a origem das doenças mentais?

Independente da época, a origem das doenças mentais constantemente intrigou o ser humano. Na Grécia antiga, a loucura não era vista sob uma conotação negativa, já que se acreditava que essas pessoas podiam se comunicar com o “sagrado”. Dessa forma, ser louco era quase um privilégio.

Qual foi a primeira instituição destinada ao confinamento de doentes mentais?

No Brasil, a primeira instituição destinada ao confinamento de doentes mentais foi o Hospício Pedro II, fundado em 1841 no Rio de Janeiro. A partir de então houve disseminação da prática manicomial e inúmeras outras instituições foram criadas, todas com superlotação e tratamentos degradantes, na tentativa de se higienizar a sociedade.

LEIA TAMBÉM:   O que e o adubo ureia?

Quais foram os principais acontecimentos da Reforma Psiquiátrica Brasileira?

Importantes acontecimentos como a intervenção e o fechamento da Clínica Anchieta, em Santos/SP, e a revisão legislativa proposta pelo então Deputado Paulo Delgado por meio do projeto de lei nº 3.657, ambos ocorridos em 1989, impulsionam a Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Como foi a Reforma Psiquiátrica na Atenção Básica?

Constatou-se que a reforma psiquiátrica discutiu a atenção em saúde mental e implementou a mudança de paradigmas assim como a construção de um novo olhar. A implementação do Centro de Atenção Psicossocial foi uma das conquistas da reforma psiquiátrica na atenção básica o que favoreceu a modificação na forma de tratamento.