Menu Fechar

Quem e do Poder Legislativo?

Quem é do Poder Legislativo?

O Poder Legislativo tem um importante papel para a sociedade. Em nível nacional, o Poder Legislativo Federal é bicameral, ou seja, composto por duas Casas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Neste sistema cada uma das Casas Legislativas inicia o processo legislativo e a outra o revisa.

Quem faz parte do Poder Legislativo do município?

A principal função do Poder Legislativo Municipal, que é formado pelos vereadores, é legislar, isto é, fazer as leis do município. Mas, existem muitas outras funções, também importantes. O Vereador, como agente político, acaba tomando a forma de um guardião da sociedade.

Como é constituído o poder legislativo?

Como já mencionado, o Poder Legislativo é constituído por senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores. De modo geral, eles são responsáveis pela elaboração das leis e pela fiscalização dos atos do Poder Executivo, mas com algumas características específicas em cada esfera, veja a seguir:

LEIA TAMBÉM:   O que e difusao na dialise?

Como é o processo do Poder Legislativo?

E COMO É O PROCESSO DO PODER LEGISLATIVO? Agora que já sabemos quem são os representantes do Poder Legislativo em cada esfera do poder, bem como suas respectivas atribuições, vamos entender como funciona o processo Legislativo, para que as propostas de mudanças e melhorias cheguem até a sanção ou veto do Executivo.

Por que as duas formas são importantes para o poder legislativo?

Segundo o cientista político da Universidade de Brasília, Lucio Rennó, as duas formas são importantes. “Elas cumprem funções diferentes e ambas são bastante importantes para o poder Legislativo. Uma de uma fiscalização e monitoramento continuado do uso de recursos públicos e da atuação do Executivo.

Quais são os poderes de um presidente?

Quais são os poderes de um presidente? Cargo mais alto do país é responsável, entre outras coisas, pelo envio de propostas ao legislativo de temas que mudam diretamente a vida da população Em uma série de matérias, a Encontro já publicou as atribuições dos deputados estaduais, federais, senadores e governadores.

LEIA TAMBÉM:   Como a literatura se divide?