Menu Fechar

Qual o significado da palavra republica?

Qual o significado da palavra república?

Significado de República O que é República: República é uma palavra que descreve uma forma de governo em que o Chefe de Estado é eleito pelos representantes dos cidadãos ou pelos próprios cidadãos, e exerce a sua função durante um tempo limitado.

Qual o sentido da República?

No sentido acadêmico, uma república pode representar um conjunto de estudantes que vivem na mesma casa. Em sentido figurado, tem um sentido pejorativo, indicando uma casa sem ordem e sem disciplina. República federativa ou república federal consiste em um estado que é ao mesmo tempo uma república e uma federação.

Qual a finalidade da República?

A República (do latim res publica, “coisa pública”) é uma estrutura política de Estado ou forma de governo em que, segundo Cícero, são necessárias três condições fundamentais para caracterizá-la: um número razoável de pessoas ( multitude ); uma comunidade de interesses e de fins ( communio ); e um consenso do direito ( consensus iuris ).

LEIA TAMBÉM:   Como aliviar as dores da primeira semana de academia?

Quais são as repúblicas antigas?

Porém há outras Repúblicas antigas que têm ganhado destaque nos estudos históricos atualmente, como é o caso de Arwad, na atual Síria, e da Índia, por exemplo. A República constitui-se em uma organização político na qual os cidadãos, ou seja, seus representantes, o povo, elegem um chefe de Estado para representa-los por tempo determinado.

Quais são as características do republicanismo?

Desse modo, ao tomar tais características, vemos que o republicanismo não só empreende a função de instrumento de ataque ao regime imperial. Ao ser tomado por diferentes tendências, a república assume a capacidade de oferecer resposta a diferentes setores da intelectualidade daquele tempo.

Qual a origem do poder em uma república?

Em uma República, o poder tem origem em um grupo de cidadãos, que delega esse poder a um elemento designado Chefe de Estado ou Presidente da República. A eleição de um Presidente da República é feita através do voto direto dos cidadãos ou por uma assembleia restrita.

LEIA TAMBÉM:   O que significa habilitar SSID de transmissao?

Como é a República Federativa do Brasil?

O Brasil é um exemplo deste tipo de república, sendo que a República Federativa do Brasil é constituída pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, sendo um Estado Democrático de Direito.