Menu Fechar

Qual o papel do Estado mediante a violencia contra os indigenas?

Qual o papel do Estado mediante à violência contra os indígenas?

A violência extrema contra os índios no Brasil é secular e participa do projeto de criação e expansão do Estado Brasileiro desde sua gênese. Nos anos de ditadura, esse processo ganha ainda mais força, atingindo um número de mortes ainda desconhecida e que aos poucos vai sendo revelada.

O que significa o grafismo para os índios?

O grafismo pintado nos corpos indígenas, em seus trajes e utensílios marca a identidade de cada povo. Um determinado desenho na pintura corporal por exemplo, pode indicar a quantidade de filhos, a ocupação do índio dentro da tribo ou o cumprimento dos ritos de passagem.

O que é o grafismo?

Grafismo é a maneira de representar os pensamentos através da arte. Essa arte prioriza as formas, detalhes e cores, fazendo com que as linhas sejam de formas variadas e com técnicas bem detalhadas.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as caracteristicas de uma ilha?

Que simbologia há nos adornos indígenas?

Há uma importante simbologia por trás dos adornos e das pinturas corporais, que podem identificar o sexo, a idade, a aldeia e a posição social do índio, estabelecendo uma espécie de identidade cultural dos povos indígenas.

Por que a lei do povoamento excluiu os povos indígenas?

Com a Lei do Povoamento, o governo vendia as terras sem a autorização dos verdadeiros donos: os povos indígenas, que habitavam essas terras séculos antes da chegada dos europeus e dos colonos. A Lei do Povoamento excluiu os povos indígenas do direito à cidadania, não os considerando cidadãos norte-americanos.

Por que o Território Indígena acabou sendo abolido?

O antigo ” Território Indígena “, que cobria a superfície de 4 estados da União, acabou sendo abolido e trocado por pequenas e esparsas reservas indígenas. Em um discurso diante de representantes dos povos indígenas americanos em junho de 2019, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, pediu desculpas pelo genocídio cometido em seu estado.

Como aconteceu com a ocupação dos territórios indígenas?

Conforme veremos, com a ocupação dos territórios a oeste, após a aprovação da Lei do Povoamento, em 1862, as populações indígenas foram sendo combatidas, empurradas para fora de suas terras e exterminadas durante o processo de ocupação territorial. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

LEIA TAMBÉM:   Como e formado o Conselho Municipal de Assistencia Social?

Como ocorreu o extermínio dos povos indígenas?

Além das lutas travadas entre índios e colonos, o extermínio dos povos indígenas se acentuou com a intervenção dos soldados do exército norte-americano, pois esses realizaram enormes massacres contra aldeias inteiras.