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Qual e o principio da especificidade?

Qual é o princípio da especificidade?

O princípio da especificidade é aquele que impõe, como ponto essencial, que o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados (DANTAS, 1995).

Qual a diferença de princípio da especificidade e dá continuidade?

O princípio da progressão e continuidade remete a um programa de treinamento que estimula o organismo de modo crescente e regular. Já o princípio da especificidade explica que o condicionamento físico é conquistado a partir de estímulos variados.

O que é nível de especificidade?

Este princípio baseia-se nas particularidades, nas características específicas de cada atividade. Para que um exercício seja realmente, “específico” ele deve ser o mais semelhante possível àquela ação que se pretende melhorar.

Qual o princípio científico da especificidade?

O princípio científico da especificidade propõem que os treinamentos realizados nas mais variadas modalidades esportivas devam ser o mais próximos (parecidos) com a modalidade de referência.

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Qual o princípio da especificidade do treinamento?

Como já mencionei anteriormente, todos os princípios do treinamento estão interligados entre si. Este princípio, o da especificidade é profundamente relacionado com o princípio da individualidade biológica, e em menor grau com os demais, mas que dentro do contexto de treinamento se interligam com todos. Dentro desta ideia, Dantas (1995) afirma que:

Por que um exercício deve ser “específico”?

Para que um exercício seja realmente, “específico” ele deve ser o mais semelhante possível àquela ação que se pretende melhorar. Como exemplo, podemos citar: atletas de natação que treinam a parte aeróbica através de corridas, não conseguem atingir os resultados esperados dentro da sua modalidade específica.

Qual a especificidade do treino?

A especificidade do treino também se aplica à forma como priorizas determinados músculos em detrimento de outros. Isto pode ser feito através da estrutura-base do treino (quando é que treinas cada músculo), mas também a forma como cada músculo é treinado (volumes e exercícios, por exemplo).

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