Menu Fechar

Qual e o astro que tem sua origem apos a colisao de planetas?

Qual é o astro que tem sua origem após a colisão de planetas?

Theia é o nome dado ao planeta que, de acordo com a Hipótese do grande impacto, colidiu com a Terra, dando assim origem à Lua.

O que é colisão planetária?

A ideia de que um objeto do tamanho de um planeta irá colidir com a Terra ou passar muito perto dela em um futuro próximo não tem nenhuma evidência científica e é tratada como pseudociência e um boato da internet por astrônomos e cientistas planetários.

Qual é a origem da luz da Lua?

O brilho da Lua é reflexo da luz do Sol. Da mesma forma que os planetas, ela não tem luz própria. O Sol ilumina a metade da esfera lunar e, daqui da Terra, vemos apenas a metade da porção iluminada pelo Sol, isto é, 1/4 da Lua. A fase de Lua Nova é quando a sua face iluminada está do lado oposto à Terra.

LEIA TAMBÉM:   Como e o jejum do catolico?

Será que a Lua surgiu após a colisão de Theia com a terra?

Se a Lua surgiu após a colisão de Theia com a Terra, nosso satélite natural seria formado principalmente por destroços de Theia e deveria apresentar marcas nos isótopos de oxigênio diferentes das encontradas na Terra. No entanto, os pesquisadores descobriram que a Terra e a Lua têm os mesmos tipos de isótopos de oxigênio.

Será que o mundo teria colidido com a Terra há bilhões de anos?

Cientistas encontraram evidências do mundo que teria colidido com a Terra há bilhões de anos e, assim, formado a Lua. Análises recentes de rochas lunares recolhidas pelos astronautas da missão Apollo identificaram resquícios do “planeta”, chamado Theia.

Como foi a colisão com a terra?

A colisão com a Terra tornou-se inevitável, visto que ambos os planetas ocupavam a mesma órbita. Quando Theia chocou com a Terra a uma velocidade de 40 mil quilómetros por hora, o impacto foi suficiente para vaporizar o planeta. Parte substancial do seu núcleo ferroso afundou na Terra e integrou o núcleo terrestre.

LEIA TAMBÉM:   Como ter acesso a um E-mail antigo?

Como é possível que a Terra tenha se mantido inteira após a colisão?

Então, é possível que a Terra tenha se mantido praticamente inteira após a colisão, enquanto pedaços de ambos os planetas foram lançados ao espaço e se aglutinaram para formar a Lua.