Menu Fechar

Qual e a linha que corta a Terra?

Qual é a linha que corta a Terra?

As linhas horizontais que cortam a superfície da Terra de um lado a outro recebem o nome de PARALELOS. O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.

O que são linhas imaginárias traçadas de polo a polo?

Os paralelos e meridianos da Terra são linhas imaginárias traçadas para atender a múltiplos objetivos. Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra.

Qual o nome das linhas imaginárias traçadas de polo a polo atravessando perpendicularmente a Linha do Equador?

Meridianos são eixos ou linhas imaginárias que circundam verticalmente a Terra, variando de 0° a 180°.

Qual é a função da linha que corta a Terra ao meio?

Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos. Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul.

Como se chama a linha que corta a Terra ao meio na horizontal?

LEIA TAMBÉM:   Como tirar mofo de um ambiente?

“Se você pegar uma laranja e fizer um corte no meio dela, conseguindo duas metades iguais, você está fazendo um corte em seu equador”. É assim que Enos explica o que é a linha imaginária que divide o planeta no sentido horizontal, a Linha do Equador.

O que são linhas imaginárias traçadas paralelamente ao Equador?

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Os paralelos mais conhecidos.

Qual a primeira linha que corta a Terra ao meio no sentido leste-oeste?

O Meridiano de Greenwich é uma linha imaginária que corta o planeta paralelamente ao seu eixo e divide a superfície em hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste).

https://www.youtube.com/watch?v=Akjy3Dj4UzM