Menu Fechar

Qual e a funcao do presidente executivo?

Qual é a função do presidente executivo?

O presidente exerce a função de chefe do poder Executivo e também de chefe de Estado (autoridade máxima) em uma nação cujo sistema de governo é o presidencialismo. No Brasil, ele é eleito pelo voto direto, sendo o representante do povo no âmbito federal.

Quais são os poderes executivos?

O Poder Executivo Federal é estruturado em três cargos hierárquicos, sendo eles o de presidente da República, o de vice-presidente e o de ministro. Esse último cargo possui diversas atribuições e atua em diferentes áreas.

Quais são os níveis de governo do executivo?

O Poder Executivo se divide em três níveis de governo: Nível municipal: os prefeitos são os responsáveis finais, juntamente com os vice-prefeitos; Nível estadual e Distrito Federal: os governadores lideram o Executivo com os vice-governadores; Nível federal: e, por fim, a União, onde temos o Presidente da República como representante máximo do

Como se divide o poder executivo?

Como se divide o Poder Executivo? O Poder Executivo se divide em três níveis de governo: Nível municipal:os prefeitossão os responsáveis finais, juntamente com os vice-prefeitos; Nível estadual e Distrito Federal:os governadores lideram o Executivo com os vice-governadores; Nível federal:e, por fim, a União, onde temos o Presidente da República

LEIA TAMBÉM:   Quais foram os focos principais da reforma educacional nos EUA?

Quem é o representante máximo do Poder Executivo?

Nível federal: e, por fim, a União, onde temos o Presidente da República como representante máximo do Poder Executivo, junto do vice-presidente. Não podemos esquecer dos agentes públicos que integram o Poder Executivo: as secretarias (municipais e estaduais) e os ministérios (federais).

Por que o executivo deve ser obedecido?

Uma série de princípios cuida para que a lei seja obedecida, sendo que o Executivo atua com base na legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Assim como os outros dois poderes, o Executivo deve estar sempre a serviço dos cidadãos e de seus interesses.