Menu Fechar

Quais os principais pensadores da filosofia medieval?

Quais os principais pensadores da filosofia medieval?

Maimônides, Nahmanides, Yeudah ben Levi (judeus), Avicena, Averróis, Alfarabi e Algazáli (árabes), Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Ockham, Roger Bacon e São Boaventura são considerados os principais nomes da Filosofia medieval.

Qual era o papel da filosofia na Idade Média?

A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.

Qual é a relação entre platonismo e a filosofia medieval?

No período antes de Agostinho, os padres defendiam o cristianismo contra o paganismo, os padres defendiam a fé e deixam de lado a razão grega como mostrava a filosofia helênica. O platonismo cristão defendia a fé como ponto essencial e fundamental para a vivência da pessoa.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o seculo 1830?

Quem foi o principal representante da filosofia Escolástica?

Tomás de Aquino, como afirmou o filósofo Eric Voegelin em sua História das Ideias Políticas, foi o ápice intelectual da Escolástica.

Qual a filosofia medieval da Idade Média?

Uma vez que a Idade Média foi um longo período da história ocidental, dividimos a Filosofia Medieval em quatro fases: Escolástica. A filosofia patrística e escolástica, que correspondem aos dois últimos períodos, foram os mais importantes da filosofia medieval.

Quais são as principais características da filosofia medieval?

As principais características da filosofia medieval são: Inspiração na filosofia clássica (Greco-romana); União da fé cristã e da razão; Utilização dos conceitos da filosofia grega ao cristianismo; Busca da verdade divina.

Quando considera-se o fim da Idade Média?

No contexto europeu, considera-se normalmente o fim da Idade Média no ano 1500, embora não haja um consenso universal alargado sobre a data.

Qual é o período da Alta Idade Média?

O primeiro período é o da Alta Idade Média, compreendido entre os séculos V ao XI, e o segundo é o da Baixa Idade Média, ocorrido entre os séculos XII ao XV. A Alta Idade Média , iniciada com a queda do Império Romano do Ocidente, em decorrência das invasões dos povos bárbaros, foi marcada pelo processo de ruralização da sociedade europeia.

LEIA TAMBÉM:   Qual celular e melhor Xiaomi ou moto G9?