Menu Fechar

Quais eram as tecnicas de navegacao usadas no seculo XV e XVI?

Quais eram as técnicas de navegação usadas no século XV e XVI?

A cabotagem era, por razões de segurança, o tipo de navegação medieval por excelência: navegar à vista da costa entre dois portos ou localidades seguras. Os portugueses desenvolveram ainda uma outra técnica de navegação na primeira metade do século XV para contornar ventos e correntes no regresso da Guiné.

O que foi utilizado pelos portugueses principalmente nas viagens de exploração do século XV?

O aperfeiçoamento dos instrumentos de navegação e a criação das caravelas, foram um importante fator que possibilitou as grandes viagens marítimas a partir do século XV. Caravela Portuguesa: era uma embarcação forte e veloz, que permitia navegar em alto-mar e possuía bastante espaço para a tripulação e para as cargas.

Como aconteceram as grandes navegações?

As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo leva para a Deca fazer efeito?

Quais são as técnicas de navegação?

Muitos dos métodos usados na navegação marítima podem ser aplicados na navegação aérea: visual, estimado, astronômico, de rádio, por radar e pelo sistema do posicionamento global. O piloto deve saber a altitude, ou seja, a que altura o avião está voando.

Quais os principais motivos que levaram as grandes navegações?

Portugal foi o primeiro país europeu a se aventurar pelos mares e vários foram os fatores que contribuíram para esse fato: Insuficiência portuguesa em metais preciosos para a cunhagem da moeda. Falta de produtos agrícolas e de mão-de-obra. Desejo de expandir a fé cristã

Por que aconteceram as grandes navegações?

Chamam-se Grandes Navegações as expedições marítimas realizadas por europeus entre os séculos XV e XVI. Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias.