Menu Fechar

Quais as palavras chaves que define dialetica?

Quais as palavras chaves que define dialética?

Dialética é uma palavra com origem no termo em grego dialektiké e significa a arte do diálogo, a arte de debater, de persuadir ou raciocinar. A dialética propõe um método de pensamento que é baseado nas contradições entre a unidade e multiplicidade; o singular e o universal; o movimento da imobilidade.

Porque a dialética é representada por contradições da mente humana?

O cerne dessas contradições estaria, justamente, na contraposição do conhecimento inteligível (das ideias) com o conhecimento sensível (do corpo) por meio do processo educativo da paideia.

Quais as diferenças entre ideias positivistas e ideias dialéticas?

Resumindo, enquanto o modo positivista propõe idéias baseadas na realidade estabelecida de forma complementar, mantendo-se a ordem e buscando o progresso; o modo dialético propõe idéias revolucionárias e antagônicas, que questionam a realidade estabelecida, buscando a evolução por meio do confronto entre idéias …

LEIA TAMBÉM:   Porque depois do exercicio da enjôo?

O que é dialética idealista?

A dialética é um conceito filosófico que é utilizado por vários pensadores. A dialética de Platão, por exemplo, seria uma forma de diálogo onde era possível chegar a obter o conhecimento. Hegel aponta que toda ideia – tesis – pode ser contestada através de uma ideia contrária, a antítese.

Qual o significado das contradições dialéticas?

O significado das contradições dialéticas como categoria filosófica é aprofundado ainda mais pela maneira como elas integram as leis da dialética. Para serem devida mente compreendidas, as leis da dialética devem ser consideradas hierarquicamente conectadas, e não como leis separadas de permanência equivalente. Lei zero.

Por que a relatividade é contradição dialética?

A teoria geral da relatividade, por exemplo, expressa a relação dialética entre inércia e gravidade. Estamos, portanto, em contradição dialética, lidando com dois opostos interpenetrantes, cada um dos quais produz o outro. Essa impossibilidade de separação dos opostos é expressa no termo unidade dos opostos.

Por que a dialética é apenas um método?

Apesar disso, Hegel também afirma que a dialética não é apenas um método, mas consiste no sistema filosófico em si. Segundo o filósofo, não é possível separar o método do objeto, porque o método é o objeto em movimento.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece com as proteinas de um organismo acometido por febre alta?

Quem avaliou a dialética?

Na mesma linha de análise que Aristóteles, Immanuel Kant, considerado o maior filósofo da era moderna, avaliou a dialética como nada mais que uma ilusão, tratando-se do que chamou de “lógica das aparências”, por basear-se em aspectos subjetivos, recusando a explicação causal da realidade.