Menu Fechar

Porque a China tem uma populacao tao grande?

Porque a China tem uma população tão grande?

Isso é fruto de medidas de planejamento familiar com controle de natalidade, e principalmente, devido à abertura política e econômica. A economia do país, desde o início da década de 90, é vista como a que mais alcançou crescimento, e progride gradativamente com intuito de se tornar uma potência mundial.

Porque os chineses não querem ter mais filhos?

Especialistas afirmam que também faltam medidas de apoio às famílias — como auxílio financeiro para educação ou acesso a creches. Muitas pessoas simplesmente não têm dinheiro para criar filhos em meio ao aumento do custo de vida.

Quais medidas a China tomou para conter o crescimento populacional?

A China anunciou nesta segunda-feira (31/05) que permitirá que os casais tenham até três filhos, depois que dados do censo nacional mostraram um declínio acentuado nas taxas de natalidade. Na década de 1970, a China adotou uma política de filho único por casal, para tentar controlar a alta taxa de natalidade da época.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os grandes vasos do coracao?

Quais as consequências ambientais do modelo do desenvolvimento China?

Em virtude desse alto desenvolvimento econômico, industrial e da rápida expansão, a China tem aumentado o consumo de energia e as emissões de poluentes. Conforme destacado pelo sociólogo Steven Yearley (2009), a emissão de gases de efeito estufa (GEE) no país superou em 6\% as emissões medidas nos EUA no ano de 2007.

Quais os principais problemas sociais chineses apesar de seu enorme crescimento econômico?

Especialistas ouvidos por VEJA.com apontam a má distribuição de renda como o principal motivo para o fato de grande parte dos chineses não ter acesso aos benefícios trazidos pelo desenvolvimento do país. Outros problemas citados foram o controle excessivo do governo e a poluição.

Qual o problema do envelhecimento populacional na China?

Esse problema, atualmente vivido na Europa e no Japão, seria mais duramente sentido na China, que ainda se encontra em nível de subdesenvolvimento, com muitos problemas sociais. Por essa razão, o governo, nos últimos anos, vem flexibilizando a política do filho único para conter o problema do envelhecimento populacional na China.

LEIA TAMBÉM:   Quantos anos teria Madeleine McCann hoje?

Quais são os problemas do governo chinês?

Por outro lado, o governo chinês vem encontrando problemas demográficos resultantes da desaceleração do crescimento vegetativo do país. O primeiro deles é a bomba demográfica do envelhecimento, que resultaria do aumento da proporção do número de idosos, o que acarreta sérios desequilíbrios previdenciários.

Qual a maior população chinesa?

A China possui, atualmente, a maior população do planeta, com mais de 1,3 bilhões de pessoas. Isso significa dizer que, em termos proporcionais, a cada 7 pessoas no planeta, uma é chinesa, o que representa, para o governo, um problema histórico relacionado com o excesso de pessoas.

Quais são as acusações contra o governo chinês?

Todavia, esse modelo sofreu pesadas críticas no âmbito internacional. A principal delas envolve um conjunto de acusações contra o governo chinês, que estaria violando os direitos humanos ao suprimir, à força, o segundo filho dos casais por meio de infanticídios, abortos e esterilizações forçadas.