Menu Fechar

O que sao queimadas e suas consequencias?

O que são queimadas e suas consequências?

As queimadas são atividades realizadas tanto em áreas de florestas como em áreas de pastagens, ocorrendo para diversas finalidades, como limpeza da vegetação ou preparo do solo, para a agricultura e pecuária. As queimadas têm muitas consequências ruins, como: aquecimento global. problemas de saúde.

Quais são as causas das queimadas?

As principais causas das queimadas no Brasil estão relacionadas a casos simples como a limpeza mais rápida ou renovação da pastagem de determinadas áreas de agricultores; aos interesses maiores, como a ampliação de áreas para criação de gado ou outras culturas agrícolas; e até mesmo outras causas não controladas, como …

Como as queimadas afetam o meio ambiente?

As queimadas prejudicam o meio ambiente, pois afetam a biodiversidade, alteram a dinâmica dos ecossistemas, aumentam o processo de erosão do solo e deterioram a qualidade do ar. O impacto ambiental das queimadas tem sido objeto de preocupação da comunidade científica, dos ambientalistas e da sociedade em geral, no Brasil e no exterior.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os efeitos colaterais do Humira?

Quais são as áreas que mais sofrem com as queimadas?

Mesmo assim, vemos episódios de grandes queimadas até hoje, principalmente nas nossas áreas brasileiras mais produtivas: o cerrado, o pantanal e a amazônia. São os biomas que mais sofrem com as queimadas ilegais. Os números de destruição, inclusive, são muito grandes.

Por que as queimadas acontecem?

As razões pelas quais as queimadas acontecem são muitas. Essa é uma prática que vem de muito tempo atrás. O problema é que, muitas vezes, esses incêndios acontecem em regiões que deveriam ser protegidas e que podem causar perdas muito importantes para o meio ambiente, provocando o desmatamento, a destruição da fauna e muito mais.

Quais são as queimadas no cerrado?

Em 2018, foram queimados 17.553 km², enquanto em 2019 o número chegou a 43.753 km², segundo a WWF-Brasil. No pantanal, que abrange territórios de Brasil, Bolívia e Paraguai, o número de casos aumentou 189\% entre janeiro e julho de 2020, comparado ao mesmo período de 2019, segundo o INPE. O cerrado também sofre muito com as queimadas no Brasil.

LEIA TAMBÉM:   Qual o padrao celular comumente encontrado num processo inflamatorio decorrente de uma apendicite?