Menu Fechar

O que ocorre com a temperatura quando aumenta a latitude e quando a altitude aumenta explique?

O que ocorre com a temperatura quando aumenta a latitude e quando a altitude aumenta explique?

Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio. Desse modo, é possível estabelecer a seguinte relação: quanto maior a altitude, menor a temperatura; quanto menor a altitude, maior a temperatura.

Qual a relação da temperatura com a latitude e altitude?

Da mesma forma que acontece com a altitude, a relação entre latitude e clima também se apresenta de forma inversa, isto é, mais elevadas as latitudes, menores as temperaturas.

Qual a latitude mais baixa do Brasil?

A maior parte do país esta a uma altitude entre 200 e 1000 metros, não muito alto e há raras localidades com altitude superior a 2000 metros. A latitude baixa também influência. O local mais extremo do país (Chui RS) esta a um latitude inferior a S 35°, por isso não observa-se temperaturas muito baixas e climas rigorosos.

Qual o clima típico das baixas latitudes?

Altíssima umidade e temperaturas elevadas o ano todo são características de um clima típico das baixas latitudes: o clima equatorial. O clima equatorial é encontrado nas regiões de baixas latitudes, isto é, como o próprio nome indica, nas proximidades do paralelo do Equador. É um clima bem específico e que possui características únicas.

LEIA TAMBÉM:   Pode colocar cloro na agua do gado?

Como se situam os climas quentes?

Os climas quentes situam-se, como o nome indica, na zona quente (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio). 1. Clima Equatorial

Qual a média de temperatura para o verão quente?

Cwa: Temperaturas moderadas com verão quente e chuvoso. No mês mais frio a média de temperatura é menor que 20°C. Cfa: Temperatura moderada com chuvas bem distribuídas e verão quente. Nos meses de inverno há ocorrência de geadas sendo a média de temperatura neste período inferior a 16°C. No mês mais quente as máximas são maiores que 30°C.