Menu Fechar

O QUE E Lei da latencia?

O QUE É Lei da latencia?

A lei da latência estabelece que, quanto maior a intensidade do estímulo, menor o intervalo entre sua apresentação e a ocorrência da resposta (ver Fig. 1.6). Dizemos, por- tanto, que intensidade do estímulo e latência da resposta são duas medidas inversamente proporcionais.

O QUE É Lei da intensidade?

A lei da intensidade-magnitude estabelece que “a intensidade do estímulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta” (Moreira e Medeiros, 2007, p. 22), ou seja, quanto mais forte o estímulo, mais forte a resposta. Por exemplo, quanto maior a surpresa, maior o susto.

Qual é a definição de extinção para a análise do comportamento?

Extinção, na Psicologia, refere-se ao enfraquecimento gradual de uma resposta condicionada que resulta no decréscimo ou desaparecimento do comportamento. Em outras palavras, o comportamento condicionado eventualmente para. Eventualmente, a resposta torna-se extinta, e o cão não exibe o comportamento.

Qual o conceito de estímulo e resposta?

Estímulo e Resposta Os conceitos de estímulo e resposta não podem ser entendidos separadamente. Qualquer evento do meio torna-se um estímulo se for seguido por uma resposta. Estes termos são de fundamental importância para que possamos estudar a relação do meio com o comportamento de forma específica e mais precisa.

LEIA TAMBÉM:   Como deve ser a avaliacao segundo a BNCC?

Qual o intervalo entre o estímulo e o começo da resposta?

Entre o aparecimento do estímulo e o começo da resposta há um pequeno intervalo de tempo, que é chamado de período de latência ou período latente. Os estímulos fortes tendem, em alguns casos, a diminuir o período de latência e em outros casos não se observa alteração alguma.

Por que os estímulos afetam os sentidos?

Os estímulos afetam os órgãos dos sentidos, que quando excitados, fazem com que os impulsos nervosos sejam transmitidos até o cérebro ou medula e daí aos músculos e glândulas. É desta sequência que resultam as respostas que, relacionadas com os estímulos, é o que interessa aos psicólogos comportamentais.

Quando ocorre o aumento da responsividade?

1. ocorre aumento da responsividade quando a intensidade do estímulo é diminuída. Se a adaptação sensorial fosse o fator mais importante, deveríamos esperar um decremento ainda mais acentuado da resposta.