Menu Fechar

Como e conhecida a Constituicao atual do Brasil porque recebeu esse nome?

Como é conhecida a Constituição atual do Brasil porque recebeu esse nome?

A Constituição de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, foi resultado do esforço político pela redemocratização e símbolo do fim do autoritarismo dos militares. Foi escrita durante o processo de redemocratização do Brasil após o fim da Ditadura Militar, sendo conhecida por isso como Constituição Cidadã.

O que foi conquistado na Constituição de 1988?

“Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”, estabelece o artigo 5º da Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988. “A Constituição de 1988 é a primeira a estabelecer plena igualdade jurídica entre homens e mulheres no Brasil”, afirma a socióloga e feminista Jacqueline Pitanguy.

Quais são as partes principais da Constituição?

A Constituição é dividida em três partes principais: preâmbulo, parte dogmática (artigos) e ato das disposições transitórias (ADCT). O preâmbulo é a introdução do texto constitucional, mas não contém regras ou direitos. O texto inicial deixa claro quais são os objetivos principais do documento.

LEIA TAMBÉM:   Como instalar antena parabolica na Smart TV?

Qual é a maior Constituição brasileira?

Contém 250 artigos e é a maior Constituição elaborada na história brasileira, inclusive, estando em vigor até hoje. A Constituição de 1988 foi a prova definitiva de que o poder dos militares encerrou-se, e a Nova República, período mais estável da democracia brasileira, consolidava-se. 1FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, p. 445.

Quando começou a promulgação da Constituição Federal?

Promulgação da Constituição Federal no dia 05 de outubro de 1988. A Constituição é dividida em três partes principais: preâmbulo, parte dogmática (artigos) e ato das disposições transitórias (ADCT). O preâmbulo é a introdução do texto constitucional, mas não contém regras ou direitos.

Como foi escrita a Constituição Cidadã?

Foi escrita durante o processo de redemocratização do Brasil após o fim da Ditadura Militar, sendo conhecida por isso como Constituição Cidadã. Foi resultado de um amplo debate que se estendeu durante mais de um ano e simbolizou o início da Nova República.