Menu Fechar

Quem manda no Estado Presidente ou governador?

Quem manda no Estado Presidente ou governador?

De acordo com o que determina o artigo 78 da Constituição do Brasil de 1988, o Presidente do Brasil, assessorado pelos Ministros de Estado, exerce o Poder Executivo.

Quem manda no município?

O prefeito é o cargo político responsável pela gestão dos municípios no Brasil, e, portanto, esse cargo representa o Executivo na esfera municipal.

Quais são as responsabilidades dos governos estaduais?

As responsabilidades mais importantes dos governos estaduais são: Infraestrutura: como rodovias que ligam cidades do estado; Segurança pública: como o comando das polícias civis e militares; O corpo de bombeiros; O sistema de execuções penais; Projetos de moradias populares;

Qual é o nível de governo federal?

O nível de governo federal. No nível federal, estão o Presidente da República, os Deputados Federais e os Senadores. No Judiciário, temos tribunais superiores como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). As leis federais têm precedência – ou seja, prioridade – sobre as leis estaduais e municipais,

LEIA TAMBÉM:   Quando o exame de sangue oculto nas fezes da Negativo?

Quais são os níveis de administração do estado brasileiro?

Foto: Beto Barata/PR A administração do Estado brasileiro é dividida em três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Todos os estados (incluindo o Distrito Federal) e os municípios são membros da Federação – estes últimos a partir da Constituição de 1988 – e, assim, tem suas administrações com diferentes níveis de autonomia.

Qual a diferença entre o governo federal e o Distrito Federal?

Ao mesmo tempo, algumas funções e órgãos típicos de governos estaduais estão ausentes do governo distrital, sendo fornecidas por instituições da União. De forma bastante simples, o governo do Distrito Federal é uma mistura de governo estadual e municipal. Existem muitas diferenças entre os estados-membros brasileiros.