Menu Fechar

Qual foi a classe dominante durante o Periodo Arcaico?

Qual foi a classe dominante durante o Período Arcaico?

A população de Esparta dividia-se em três classes principais: a) A camada dominante era constituída dos esparciatas ou descendentes dos primeiros conquistadores; somente eles tinham direitos políticos.

Qual a principal consequência da expansão colonial grega?

Em pouco tempo, a ocupação desse espaço permitiu a formação de novas rotas comerciais que abriram caminho para a colonização do Mar Negro. Nesse processo, observamos a formação de novas cidades mercantis como Bizâncio, hoje conhecida como Istambul, e Abidos.

Quais as características da economia grega no Período Arcaico?

Economia. Além disso, de uma economia agropastoril que predominou o período anterior, o comércio passa a ser uma das mais importantes fontes econômicas. Como a população aumentava e as terras cultiváveis disponíveis eram limitadas, as cidades-gregas fundam colônias ao longo do Mar Mediterrâneo.

Quais foram as consequências da expansão colonial?

LEIA TAMBÉM:   Como o casamento e uma decisao para toda a vida?

as consequências da expansão europeia – o comércio Sucede uma certa decadência das cidades italianas, tão importantes no século XIV e XV para o comércio com o Mediterrâneo. Ao formar-se o sistema colonial, ativa-se a economia e o comércio, mas também a migração de pessoas para fora do continente.

Quando surgiram as colônias gregas?

Com isso, gerou-se um tenso quadro social que somente viria a ser resolvido quando as próprias cidades gregas, entre os séculos VIII e VI a.C., buscaram ocupar outras regiões do Oriente e ao longo da orla mediterrânea. Foi a partir daí que observamos a formação das chamadas colônias gregas.

Como foram fundadas as colônias na Grécia?

Numerosas colônias foram fundadas no atual norte da Grécia, sobretudo na região da Calcídica, mas também na região da Trácia. Calcídica foi colonizada por eubeus, principalmente de Cálcis, que emprestaram seu nome a estas colônias.

Como foi fundada a colônia grega no século VII?

No século VII, muitas colônias foram fundadas em Jônia, sul da Itália, Trácia e no Mar Negro. Outras colônias gregas foram fundadas na costa da Gália, na península Cirenaica na África e também no Egito. Nesta explosão de expansão colonial cidades como Corinto, Mileto, Mégara e Foceia assumiram a liderança.

LEIA TAMBÉM:   Quantos dias Zacarias ficou sem falar?

Como foi a colonização grega na Antiguidade?

Lá eram apontados os rumos a serem seguidos e recebiam aval se deveriam ou não seguir com o planejamento ou rumar para outros caminhos. A colonização grega na antiguidade foi bastante diferente do processo de colonização moderno, em que nações europeias colonizaram as terras no “novo mundo”.