Menu Fechar

Qual a origem das tartarugas?

Qual a origem das tartarugas?

As tartarugas são animais muito antigos, existem há mais de 300 milhões de anos, desde a época dos dinossauros. Esse animal está presente no mundo todo, com diversas espécies que vivem nas águas e na terra. Inclusive, existem tartarugas domesticas para quem quer ter um animal de estimação um pouco diferente.

Quais são as “tartarugas” de terra?

As “tartarugas” de terra são denominadas de Jabuti. Seu tronco é escudado por um estojo ósseo que se divide numa parte dorsal (a carapaça) e outra ventral (o plastrão).

Por que as tartarugas se comportam tão bem?

As tartarugas, animais principalmente da água, se comportam muito bem cativeiro. Talvez, por causa desse caráter, elas são as mais escolhidas como estimação. Entretanto, essa calmaria não é via de regra. A tartaruga-aligator é um exemplo de agressividade estrema. Esse animal recebeu esse nome por causa da potente mordida.

Quais são as características das tartarugas marinhas?

As tartarugas marinhas geralmente têm nadadeiras ao invés das pernas dianteiras. Seus cascos são feitos de ossos que, basicamente, são extremamente duros e fortes. A Maioria das tartarugas conseguem esconder suas cabeças, pernas e a caudas dentro do seu casco para se protegerem dos oponentes.

LEIA TAMBÉM:   Quando chegaram os primeiros circos no Brasil?

O plano corporal de Testudinata possui modificações únicas associadas principalmente com a origem do casco. Essa mudança profunda do plano corporal dos Testudines em relação aos outros Amniota torna difícil estabelecer a origem das tartarugas na história evolutiva dos vertebrados.

Qual a maior espécie de tartaruga terrestre?

É a maior espécie de tartaruga terrestre existente e o 10º réptil mais pesado do mundo, podendo chegar a 400 kg, com um comprimento de mais de 1,8 m. É também um dos vertebrados de vida mais longa. Um exemplar mantido em um zoológico australiano, chamado Harriet, atingiu a idade de 170 anos.

Por que as tartarugas possuem visão bem desenvolvida?

As tartarugas possuem a visão bem desenvolvida, conseguindo responder à ampla faixa do espectro luminoso, além da presença de pequenas gotículas de óleo nas células cônicas, que possuem a propriedade de reduzir a sobreposição na sensibilidade dos comprimentos de ondas de luz entre cones adjacentes, podendo ser um indício de discriminação de cores.

Qual é o arquipélago de Galápagos?

O Arquipélago de Galápagos é um dos lugares mais jovens do planeta, com mais ou menos quatro milhões de anos de existência. Brotou direto do fundo do mar, num período em que o leito oceânico foi sacudido por erupções particularmente violentas.

LEIA TAMBÉM:   O que e um quadro de visao?