Menu Fechar

Quais os desafios da extensao rural?

Quais os desafios da extensão rural?

Por fim, entre os desafios da extensão rural no século XXI está a importância da formação universitária para educadores agrícolas, que sejam não apenas tecnicistas, mas que tenham como compromisso a luta pela transformação da realidade das populações rurais.

Quais as principais entidades de Assistência Técnica e extensão rural ATER atualmente no Brasil?

Sobre a gestão e coordenação do Sistema Nacional de Ater A coordenação ocorrerá por meio das instituições responsáveis pela execução da Política Nacional de Ater, a saber: Ministério do Desenvolvimento Agrário, Secretaria da Agricultura Familiar e Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Quais os principais desafios na prática extensionista frente à atual realidade brasileira e da agricultura?

Outros pontos avaliados como importantes desafios são a estruturação de um sistema abrangente para buscar um mercado permanente, pensando na colocação da produção da agricultura familiar e até para criar novos nichos e novos produtos. E também buscar conhecer consumidores, cadeias de distribuição e fornecedores.

LEIA TAMBÉM:   Como limpar uma pomba?

Quando que a extensão rural começou a perder espaço?

A extensão rural iniciou-se em Minas Gerais, em 1948. Antes, havia o Serviço de Fomento, que data do findar do século, mas que se desenvolveu mais no período 1930-50. A partir de 1950, perdeu importância, gradativamente, até desaparecer, no início dos anos 70.

Qual a cronologia das organizações de ATER no Brasil?

Segundo Peixoto3, o início da implantação dos serviços de ATER no Brasil ocorreu nas décadas de 1950 e 1960, com a criação de Associações de Crédito e Assistência Rural (ACAR) nos estados, as quais eram coordenadas pela Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural (ABCAR).

O que é Assistência técnica e Extensão Rural ATER?

Para a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), o principal objetivo dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de …

Qual a proposta contemporânea de extensão rural?

A política de ATER propõe uma nova abordagem para a Extensão Rural, com o objetivo de romper com a proposta difusionista. Nessa abordagem, a realidade passa a ser compreendida de maneira sistêmica e o paradigma tecnológico a ser adotado pelo extensionista baseia-se nos princípios da agroecologia.

LEIA TAMBÉM:   Sao exemplos de habilidades fisicas?