Menu Fechar

Quais foram os fatores que contribuiram para a expansao da Europa?

Quais foram os fatores que contribuíram para a expansão da Europa?

Esse evento marítimo expansionista dos europeus em busca das relações comerciais culminou ainda na descoberta de vários territórios, inclusive do território brasileiro. Diversos fatores contribuíram para a expansão marítima europeia. Entre eles: • aperfeiçoamento das técnicas navais.

Quais foram as razões para a expansão da Europa neste século?

A tentativa de chegar às regiões de onde provinham essas riquezas foi uma das razões para o movimento de expansão que se verificou na Europa neste século, em que Portugal teve um papel pioneiro. Procura de um acesso direto às especiarias e produtos de luxo do Oriente, de forma a obter esses produtos mais baratos, com menos intermediários.

Qual a consequência de uma expansão acentuada?

Uma expansão acentuada pode levar à economia a ter um PIB superior ao PIB potencial, caracterizando uma situação de superaquecimento . Um período de contracção (redução do uso da capacidade de produção) pode levar a recessão economia, ou seja, PIB efectivo abaixo do PIB potencial.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer os numeros em chines?

Quando começou a expansão marítima e comercial?

História Enem: A expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI foi um desdobramento do renascimento comercial e urbano iniciado no contexto das Cruzadas (1096-1270), quando a nascente burguesia européia descobriu as especiarias orientais comercializadas nas cidades do leste do Mediterrâneo (Constantinopla, Damasco e Antioquia, entre outras).

Qual o fator mais importante para a expansão marítima europeia?

• aliança política entre os reis e a burguesia mercantil interessada na lucratividade da expansão ultramarina; • aperfeiçoamento das técnicas navais. Outro importante fator que corroborou ainda mais para a expansão marítima europeia foi o Renascimento urbano e comercial.

Por que a exploração influiu no desenvolvimento da economia capitalista?

Nenhuma outra causa influiu de maneira tão decisiva no desenvolvimento da economia capitalista. A exploração enriqueceu os reis e a burguesia e colocou o povo em uma estrema pobreza. As consequências dessa relação comercial exploratória se estenderam e formaram países com economias desenvolvidas e subdesenvolvidas.