Menu Fechar

Por que deposicao acida e um termo melhor?

Por que deposição ácida é um termo melhor?

Segundo Ribeiro (2000) apesar do termo chuva ácida ter se generalizado, é preferível o termo deposição ácida, uma vez que os poluentes podem ser depositados, isto é, alcançar o solo, não apenas pela chuva, como pela neve, umidade etc., bem como incluir a deposição seca de poluentes ácidos gasosos e particulados.

Qual é o significado da palavra chuva ácida?

O que é Chuva Ácida: Chuva ácida é um fenômeno atmosférico causado em escala local ou regional, pela precipitação de chuva carregada com grande quantidade de ácidos, resultante do lançamento de poluentes produzidos pelas atividades humanas. Esses ácidos têm elevada capacidade de corrosão.

Qual a quantidade de acidez que se deposita na Terra?

A quantidade de acidez na atmosfera que se deposita na terra através de deposição seca depende da quantidade de precipitação que uma área recebe. Por exemplo, em áreas desérticas, a proporção de deposição seca a úmida é maior que uma área que recebe várias polegadas de chuva por ano.

LEIA TAMBÉM:   Qual o papel do motorista para garantir a seguranca no transporte de produtos perigosos?

Qual é a precipitação ácida?

Chuvas ácidas, também chamadas precipitação ácida ou deposição ácida, trata-se da precipitação com um pH de cerca de 5,2 ou inferior produzido principalmente a partir da emissão de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de azoto (NOx; a combinação de NO e NO2) de atividades humanas, principalmente a combustão de combustíveis fósseis.

Por que a acidificação aquática é episódica?

Além disso, a acidificação aquática pode ser episódica, especialmente em climas mais frios. O ácido sulfúrico e nítrico acumulado num saco de neve pode lixiviar-se rapidamente durante a nevasca inicial e resultar num impulso de água ácida derretida.

Como ocorrem as chuvas ácidas?

As chuvas ácidas também ocorrem na Ásia e em partes da África, América do Sul e Austrália. Como uma questão ambiental global, ela é freqüentemente ofuscada pelas mudanças climáticas.