Menu Fechar

O que e o que e a discriminacao positiva?

O que é o que é a discriminação positiva?

O conceito de discriminação positiva permite discutir as políticas públicas que, baseadas em uma igualdade formal ante a lei, têm contribuído para fortalecer as desigualdades reais entre grupos sociais. Essas medidas supõem um tratamento desigual de modo a igualar as oportunidades de grupos desfavorecidos.

Qual é o conceito de ação afirmativa?

Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos.

É possível aplicar a lei de forma igual a qualquer pessoa?

A Constituição Federal de 1988 adotou o princípio da igualdade de direitos, prevendo a igualdade de aptidão, uma igualdade de possibilidades virtuais, ou seja, todos os cidadãos têm o direito de tratamento idêntico pela lei, em consonância com os critérios albergados pelo ordenamento jurídico.

LEIA TAMBÉM:   Quando comecaram a usar eletricidade?

Qual o sentido do termo discriminação?

Discriminação é um substantivo feminino que significa distinção ou diferenciação. No entanto, o sentido mais comum do termo é designar uma ação preconceituosa em relação a uma pessoa ou grupo de pessoas.

Quais são os significados da palavra discriminador?

Existem diversos significados para a palavra, incluindo a discriminação estatística ou a atividade de um circuito chamado discriminador.

Quais são os sinônimos de discriminação?

A discriminação resulta na segregação e exclusão social dos indivíduos discriminados, que se veem menos representados e marginalizados na sociedade. Alguns sinônimos de discriminação são distinção, diferenciação, segregação e especificação. A discriminação pode ocorrer de diversas formas. As mais comuns são:

Qual a diferença entre discriminação e descriminação?

As palavras discriminação e descriminação possuem formas parecidas de escrita, mas seus significados são bastante diferentes. Enquanto a palavra discriminação significa distinção, diferenciação ou classificação, o termo descriminação é sinônimo de descriminalização, ou seja, o ato de desclassificar ou desconsiderar uma atitude como crime.