Menu Fechar

O que e a ciencia do Direito?

O que é a ciência do Direito?

A Ciência do Direito preocupa-se com o estudo da norma jurídica positiva. Contudo, divide-se em duas partes: a regra jurídica não é somente objeto do conhecimento teórico, mas também do saber essencialmente prático ou técnico, do qual emergem os problemas relativos à sua aplicação.

O que é e o que tem sido a Filosofia do Direito?

Filosofia do direito é o campo de investigação filosófica que tem por objeto o direito. Com o intuito de obter decisões mais justas, a Filosofia do Direito, por meio de reflexões e questionamentos, busca a verdade real e processual visando aplicá-las no mundo jurídico.

Qual o objeto de estudo da ciência jurídica?

Conforme Corrêa, “o positivismo jurídico é a teoria que veio contrapor-se à doutrina do Direito natural. Para esta nova matriz metodológica de explicação dos fundamentos do Direito, a ciência jurídica tem por objeto o conhecimento do conjunto de normas formadas pelo Direito vigente, positivo.

LEIA TAMBÉM:   Porque os negros africanos foram usados como escravos na producao de acucar no Brasil?

Será que a ciência do direito é ciência?

[09] – [10] – [11] Dir-se-á, com o eminente jusfilósofo Miguel Reale, que a “Ciência do Direito é sempre ciência de um Direito positivo, isto é, positivado no espaço e no tempo, como experiência efetiva, passada ou atual. Assim é que o Direito dos gregos antigos pode ser objeto de ciência, tanto como o da Grécia de nossos dias”. [12]

Qual é a filosofia do direito?

Nas palavras de Paulo Nader, a Filosofia é “o método de reflexão pelo qual o homem se empenha em interpretar a universalidade das coisas”. Um uso mais estrito do termo “Filosofia do Direito” poderia delimitar seu conteúdo de maneira bem menos abrangente, principalmente quando contraposto com o conteúdo de chamada Teoria do Direito.

Qual a coerência da filosofia do direito?

A coerência dessa disciplina nos leva a dois defeitos ou duas carências muito peculiares dos cursos jurídicos, num primeiro momento por conta da apresentação atomística do fenômeno jurídico e, depois pela prevalência da técnica sobre a ética. Traz a Filosofia do Direito uma visão panorâmica e contextualizada do fenômeno jurídico.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona loja no Instagram?

Qual o aspecto reprodutivo da ciência do direito?

Caracteriza-se a Ciência do Direito pelo aspecto reprodutivo, pois não cria as normas, que são o seu objeto [19] – [20], mas apenas cuida de reproduzi-las. Essa reprodução evidentemente não se fará com base num plano abstrato.