Menu Fechar

Como se dava a educacao nos mosteiros?

Como se dava a educação nos mosteiros?

Quase todos possuíam escolas que preparavam seus noviços para a vida monástica. A leitura e a escrita permitiam o acesso à bíblia e a integração do monge no complexo arranjo litúrgico da vida monástica. O fim último da educação não era o conhecimento em si, mas a salvação.

Qual era o lugar onde o conhecimento era produzido no período medieval?

A instituição predominante da época era a Igreja, que detinha o conhecimento e controlava o Estado.

Como a Igreja foi essencial no processo da educação na Idade Média?

O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.

É correta a ideia de que o conhecimento não se desenvolveu durante a Idade Média explique?

LEIA TAMBÉM:   Porque trocar manteiga por margarina?

Quando se fala em ciência, há uma tendência a se pensar que ela tenha se originado apenas nos primeiros séculos da Idade Moderna, isto é, nos séculos XVI e XVII, e que tudo o que fora produzido nas épocas anteriores não possui relevância alguma. Entretanto, essa concepção é absolutamente equivocada.

Qual a origem da expressão Idade das Trevas?

A expressão Idade das Trevas para se referir à Idade Média foi muito utilizada no passado. Alguns historiadores usaram esta expressão, pois tinham como referências a cultura greco-romana e da época do Renascimento.

Por que o termo Idade das Trevas é considerado preconceituoso?

Atualmente, o uso do termo “Idade das Trevas” é considerado preconceituoso e também incorreto, pois desqualifica a cultura, a ciência e a arte da Idade Média.

Como era o aprendizado na pré-história?

O aprendizado nessa época era concentrado nas necessidades do momento. Na pré-história, essas necessidades se focavam em atividades de sobrevivência, como a caça e a pesca, por exemplo. Se aprendia observando e fazendo, e o aprendizado era para todos.