Menu Fechar

Qual o sentido da lei tribuno da plebe?

Qual o sentido da lei tribuno da plebe?

Com os tribunos, a plebe estava garantida contra atos arbitrários praticados pelos magistrados patrícios, uma vez que os tribunos, cuja inviolabilidade pessoal era-lhes conferida mediante lei sagrada, eram detentores de poder de intercessio, isto é, podiam vetar, com exceção dos períodos durante as guerras.

Por que os plebeus lutavam?

Conscientes de sua importância militar e buscando superar a exclusão política e a exploração econômica, os plebeus resolveram se rebelar. Em 494 a.C., os plebeus retiraram-se para um dos sete de Roma, o monte Aventino, recusando-se a defender a cidade enquanto não fossem cedidos direitos políticos a eles.

Quando e como surgiu o tribuno da plebe?

O cargo de tribuno da plebe surgiu após a primeira secessão ou separatismo de um conjunto de plebeus, que no ano 494 a. C. Foi assim que se instituíram os cargos de tribuni plebis ou tribunos da plebe. Os tribunos da plebe eram eleitos anualmente pela Assembleia da Plebe.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a melhor maneira de usar oleo de coco no cabelo?

Qual era a origem dos plebeus?

Era uma vida de muito trabalho e sacrifício, que poderia ser recompensada para alguns poucos com ascensão econômica. Diferentemente dos patrícios, que seriam os descendentes dos fundadores lendários de Roma, os plebeus eram os descendentes das populações imigrantes de outras regiões da Península Itálica.

Qual a função dos tribunos?

Todavia, os tribunos não somente tinham a função de defebder os plebeus. Eles exerciam também o papel de acusadores nas lides criminais, o que, a princípio, estava facultado a todo e qualquer cidadão romano.

Como os tribunos foram criados?

Os tribunos foram criados a fim de guardarem a liberdade romana. Assim, para a segurança dos plebeus, os romanos ordenaram-lhes tanta preeminência que, desde então, puderam ser, sempre, intermediários entre o Senado e os plebeus.

Quando começou o plebiscito?

Por intermédio da Lei Ogúlnia, em 300 a.C., a plebe conseguiu igualdade religiosa, passando a ter acesso aos colégios sacerdotais, e, por fim, em 287 a.C., por meio da Lei Hortência, aos plebeus receberam o direito às resoluções da assembléia popular, e o plebiscito ganhou força de lei,independentemente de ter a aprovação do Senado ou não.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se tenho diabete ou anemia?