Menu Fechar

Qual era o principal objetivo dos navegadores portugueses?

Qual era o principal objetivo dos navegadores portugueses?

O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano. Desta maneira, Portugal foi conquistando várias concessões na África.

Quais foram as principais conquistas dos portugueses?

Ao longo do século XV, Portugal organizou inúmeras expedições no Oceano Atlântico, tendo como ponto de partida a conquista de Ceuta, em 1415. Os portugueses chegaram a uma série de ilhas no Atlântico, encontraram uma rota alternativa para a Índia, e chegaram ao Brasil no final do século XV.

Porque os portugueses tinham necessidade de navegar?

Vários motivos levaram os portugueses a se lançarem nesta aventura. necessidade de abertura de novas rotas comerciais; expandir a fé cristã; conquistar terras e títulos para a nobreza.

LEIA TAMBÉM:   E metodo de ensino para a escolarizacao do aluno autista?

Quais são as consequências das Grandes Navegações?

Consequências das Grandes Navegações consolidação do comércio como uma das bases econômicos do período moderno, maior valorização de Portugal e Espanha nas questões econômicas, começo da escravização e do comércio de africanos, início dos processos de colonização de territórios em vários continentes.

Quais foram as conquistas portuguesas e as conquistas espanholas?

Enquanto Portugal buscou contornar a costa da África para chegar às Índias, a Espanha tinham planejado navegar a oeste no Atlântico. Os espanhóis financiaram a expedição de Cristóvão Colombo que, em 12 de outubro de 1492, chegou à ilha de Guanaani, acreditando ter encontrado as Índias.

Qual foi o motivo de Portugal não poder navegar pelo Mar Mediterrâneo?

Isto ocorria pelo fato do comércio entre o Oriente e a Europa ser realizado predominantemente pelo Mar Mediterrâneo. A nascente classe burguesa, que realizava o comércio na Europa, precisava chegar ao Oriente sem passar pelo Mar Mediterrâneo e Constantinopla.

Como consequência das Grandes Navegações podemos citar exceto?

3) Como consequências das Grandes Navegações podemos citar, EXCETO: a) fortalecimento da burguesia; b) ampliação da fé cristã; c) dominação dos povos colonizados; d) o fracasso desse empreendimento comercial.

LEIA TAMBÉM:   O que se pode jogar na compostagem?

Qual o principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar?

O principal objetivo que os navegadores portugueses desejavam alcançar era dar a volta no continente africano, ou seja, realizar o périplo africano. Desta maneira, Portugal foi conquistando várias concessões na África.

Quem foi o explorador português que descobriu o reino de Preste João?

Diplomata e explorador, viajou por terra em busca do reino do mítico Preste João, na Etiópia. Aí, tornou-se conselheiro da rainha Helena, que ocupou o trono do Reino de Preste João. Este explorador português foi quem descobriu a parte do Canadá que se chama Labrador, em sua honra.

Quem foi os primeiros portugueses a se lançar ao mar?

Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI. No presente texto iremos abordar os motivos do pioneirismo português na conquista dos oceanos.

Como os portugueses se tornaram grandes comerciantes?

Com o desenvolvimento dos estudos marítimos (Escola de Sagres), os portugueses se tornaram grandes comerciantes, prosperando e produzindo novas embarcações e formando grandes navegadores.

LEIA TAMBÉM:   O que e gerenciamento de residuos domiciliares?