Menu Fechar

Qual e a profissao de um arqueologo?

O arqueólogo estuda as sociedades e culturas humanas por meio de objetos fabricados e utilizados no passado. Com conhecimento de história, ele investiga e escava sítios arqueológicos e observa marcas deixadas num território com o objetivo de entender como ele foi ocupado.

Qual é a importância de um arqueólogo?

Pode-se dizer que o arqueólogo é o detetive que tem a obrigação de investigar os mais diversos tipos de vestígios materiais para compreender o contexto de atividades humanas em um determinado tempo e espaço.

Qual foi a maior descoberta arqueológica do mundo?

Um comunicado divulgado pelo Conselho Supremo de Antiguidades do Egito na última quinta-feira (8) anunciou o que pode ser a descoberta arqueológica mais importante desde a tumba de Tutancâmon: a mítica “Cidade de Ouro Perdida”, desenterrada sob a antiga capital de Luxor.

LEIA TAMBÉM:   Qual e o nome comercial da aminofilina?

O que é preciso estudar para ser um arqueólogo?

Para se tornar um arqueólogo, é preciso se formar no curso superior da área. De acordo com o lei de 2018 que regulamenta a profissão de arqueólogo no Brasil, para ser considerado um arqueólogo é necessário ter bacharelado em Arqueologia ou pós-graduação na área.

Qual a descoberta arqueológica mais importante do Brasil?

O crânio de Luzia – assim chamado em homenagem a Lucy, o esqueleto feminino de um Australopithecus afarensis – é conhecido pelo grande público como um dos tesouros que se perderam no incêndio do Museu Nacional.

O que é preciso para se tornar um arqueólogo?

O que é preciso para se tornar um arqueólogo? Para se tornar um arqueólogo, é preciso se formar no curso superior da área. De acordo com o lei de 2018 que regulamenta a profissão de arqueólogo no Brasil, para ser considerado um arqueólogo é necessário ter bacharelado em Arqueologia ou pós-graduação na área.

Qual é a arqueologia?

“A arqueologia é uma ciência que estuda os sistemas sociais, sua estrutura, funcionamento e transformações com o correr do tempo, a partir da cultura material arqueológica – aquilo que pode ser tocado, transformado e feito pelo homem” (FUNARI, 2013).

LEIA TAMBÉM:   Por que o lar de idosos nao e solitario?

Qual a diferença entre arqueólogo e paleontólogo?

O arqueólogo, por exemplo, pode analisar vestígios materiais dos egípcios antigos, mas cabe ao historiador ou antropólogo explicar o funcionamento daquela sociedade. Outro exemplo é a diferença entre antropólogos e paleontólogos. Diferente dos paleontólogos, que buscam e estudam os fósseis, os arqueólogos investigam os objetos do passado.

Como o arqueólogo pode trabalhar na área de construção?

Na área pública, ele pode atuar em instituições como o IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Os arqueólogos também podem trabalhar em museus, consultorias e em empresas na área de construção, concedendo licenças ambientais.