Menu Fechar

Qual e a memoria explicita?

Qual é a memória explícita?

Memórias explícitas ou memórias declarativas são um tipo de memória de longo prazo da qual você se lembra depois de pensar conscientemente sobre isso. Por exemplo, o nome do seu cachorro de infância ou o número do telefone da casa do seu melhor amigo. Existem dois tipos de memória explícita: a episódica e a semântica. 4. Episódica

Como a memória explícita diminui com o passar do tempo?

Mas, a memória explícita diminui com o passar do anos. Pesquisas mostram que jovens são capazes de memorizar listas de palavras, e evocá-las posteriormente, mais facilmente – e em maior quantidade – do que os idosos. Entretanto, a literatura específica mostra que para idosos é mais difícil evocar itens estudados anteriormente.

Como a memória explícita diminui durante o envelhecimento?

Estudos mostram que a memória implícita é preservada durante o processo de envelhecimento humano. Mas, a memória explícita diminui com o passar do anos. Pesquisas mostram que jovens são capazes de memorizar listas de palavras, e evocá-las posteriormente, mais facilmente – e em maior quantidade – do que os idosos.

LEIA TAMBÉM:   Porque o bico da mama endurece e doi?

Quais são os problemas de memória?

Os problemas de memória podem variar de pequenos incômodos, como esquecer onde você deixou as chaves do carro, até complicações mais graves, como a doença de Alzheimer e outros tipos de demência, que afetam a qualidade de vida e a capacidade de funcionamento.

Como a memória de trabalho pode ser armazenada?

Quando alguém nos diz um número de telefone para ser discado, essa informação pode ser guardada, se for um número que nos interessará no futuro, ou ser prontamente descartada após o uso. A memória de trabalho pode, ainda, armazenar dados por via inconsciente.

Quais são os tipos de memória armazenados?

São armazenados dois tipos de memória na depósito a longo prazo; episódico e semântico. O primeiro tipo é memória de episodico, ou um registro de experiências de vida pessoais e eventos. Informação em memória episodica é associada com um lugar e/ou tempo particular.

Qual é a memória de procedimento?

A memória de procedimento (também chamada implícita) armazena dados relacionados à aquisição de habilidades mediante a repetição de uma atividade que segue sempre o mesmo padrão. Nela se incluem todas as habilidades motoras, sensitivas e intelectuais, bem como toda forma de condicionamento. A capacidade assim adquirida não depende da consciência.

LEIA TAMBÉM:   O que e opiniao divergentes?